A cervejaria Ambev adquiriu cerca de R$ 15 milhões em produtos e serviços de empresas que têm em sua liderança empreendedores negros ao longo de 2021. A busca ativa para fazer negócios com empreendedores negros integra integra uma série de iniciativas de inclusão e diversidade que estão em curso na companhia e que incluem a oferta de vagas de estágios e trainee para negros, capacitação de funcionários negros para que alcancem vagas de liderança e treinamento de líderes na pauta anti-racismo.
A empresa tem hoje 569 fornecedores cadastrados — 180% a mais do que a meta original de 200, embora nem todos já tenham efetivamente vendido algo para a companhia. Desde o início do ano, foram fechados 724 negócios, com um valor médio de contrato de R$ 20,7 mil.
A política de equidade racial da Ambev é respaldada por um comitê externo criado em junho do ano passado. Integram o comitê Adriana Barbosa, criadora da Feira Preta, Liliane Rocha, da Gestão Kairós, Ítala Herta, cofundadora da aceleradora baiana Vale do Dendê, e o professor Helio Santos, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Diversidade.
A meta da Ambev, que reportou lucro de R$ 3,7 bilhões e uma receita líquida de R$ 18,5 bilhões no terceiro trimestre, é dobrar o volume de recursos contratados com empreendedores negros no ano que vem.