Ambev define Carambeí para receber fábrica de vidros no Paraná; Conheça a cidade

A cidade de Carambeí, nos Campos Gerais, foi a escolhida para receber uma nova fábrica de vidros sustentáveis da Ambev no Paraná. A companhia havia assinado um protocolo de intenções com o governo estadual no fim de 2021 para a instalação da unidade produtiva.

Agora, então, definiu a cidade onde vai se instalar.

A construção da fábrica de vidros da Ambev em Carambeí demandará investimento de R$ 870 milhões e vai se iniciar ainda em 2022. A expectativa é de gerar 1,5 mil vagas durante o processo de construção. Depois, com o início da operação, previsto para 2025, serão entre 300 e 400 postos diretos de trabalho.

“A Ambev já é uma referência em sustentabilidade no nosso Estado e no mundo. Agora, eles trazem mais essa boa notícia: uma indústria de garrafas de vidro, que segue a política da empresa de fazer a reciclagem das garrafas”, afirma o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.

Em Carambeí, a Ambev vai produzir garrafas a partir da reciclagem de cacos recolhidos, fruto

de parcerias com empresas de logística reversa e cooperativas da região. Serão fabricadas garrafas dos tipos long neck, além de embalagens de 300ml, 600ml e 1 litro das diversas marcas da empresa, como Brahma, Skol, Budweiser, Stella Artois, Becks e Spaten.

A capacidade produtiva da planta industrial será de até 500 milhões de garrafas por ano, dependendo do tipo. E com essa unidade para produção de embalagens de vidro, a Ambev espera atender suas cervejarias no Paraná e em outros estados. Além disso, a construção da unidade em Carambeí está alinhada à meta da empresa de ter 100% dos seus produtos em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de conteúdo reciclado até 2025.

Para isso, a fábrica será construída com apenas fontes de energia elétrica renovável, sendo equipada para operar com biocombustíveis. Também contará com uma estação para tratamento de 100% dos efluentes gerados e reaproveitamento da água utilizada no processo, garantindo eficiência hídrica e energética.

A cidade

Emancipada em 1995, Carambeí é uma cidade de pouco mais de 25 mil habitantes, tendo a sua identidade cultural moldada por indígenas, tropeiros e imigrantes europeus – principalmente holandeses –, que fundaram por lá uma cooperativa de laticínios, sendo uma das principais bacias leiteiras do País e abrigando importantes indústrias nacionais e multinacionais de produtos lácteos, como a Batavo.

Localizada nos Campos Gerais, tem os apelidos de “Pequena Holanda” e “Cidade das Tortas”, fazendo limite com as cidades de Castro, Ponta Grossa e Tibagi. Além disso, está a 135 quilômetros da capital Curitiba.

“É resultado de um trabalho árduo de toda a equipe, que desde dezembro está dando o suporte com o repasse de informações à empresa. É um marco histórico, um grande passo para a industrialização do município. Uma conquista de Carambeí, dos Campos Gerais e do Paraná”, afirma a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, celebrando a chegada da Ambev à cidade.

Antes de decidir pela construção de uma fábrica de vidros em Carambeí, a Ambev já contava com uma unidade no Rio de Janeiro. No Paraná, a companhia (https://www.ambev.com.br/) também possui unidades produtivas em Ponta Grossa e Curitiba.

Comente

plugins premium WordPress