O crescimento de 16% no volume de cerveja da Ambev no Brasil vai se refletir e ganho de participação de mercado. De modo geral, é possível, sim, dizer que setor tem encontrado mais dificuldades do que a empresa.
No primeiro trimestre, por exemplo, o setor de bebidas alcóolicas registrou crescimento de 4% na produção, cerca de 90% corresponde a cervejas.
Se a comparação for com o grupo Heineken, um do principais concorrentes da Ambev (juntas, as companhias detém em torno de 15% do mercado), também se nota diferenças importantes. A cervejaria de origem holandesa viu uma queda de um dígito no volume total de cervejas. Sua marca premium Heineken cresceu cerca de 20% e as marcas Devassa e Amstel também tiveram “crescimento contínuo”, mas o portfólio de cervejas econômicas caiu 25%.
No pré-mercado de Nova York, o desempenho positivo da Ambev (o volume de cervejas em todos os mercados que a companhia opera cresceu 11,6%) se reflete no avanço de 3,94% do recibo de ações (ADR) da companhia, a US$ 2,91.
A equipe da XP Investimentos escreveu que os resultados da Ambev foram “sólidos apesar do cancelamento do Carnaval juntamente com o ritmo lento de reabertura”. Os analistas deram destaque para o forte desempenho da Brahma Duplo Malte e para o portfólio premium crescendo quase 20%, juntamente com o crescimento de um dígito alto (cerca de 9%) para as marcas convencionais.
“Ou seja, mais uma vez vimos uma estratégia comercial bem-sucedida em Brasil Cerveja, com um aumento de preços mais fortes do que esperávamos em cima de uma base de volume sólida que cresceu 16% ano contra ano, pouco abaixo da nossa projeção de 18% de crescimento anual, apesar do cancelamento do Carnaval e da redução do auxílio emergencial.” A XP manteve recomendação de compra, com preço-alvo de R$ 17,15.
Eles afirmam que as três principais estratégias implementadas em 2020 pela Ambev permanecem em vigor: aumentos de preços, inovação de portfólio e promoções inteligentes. No entanto, lembram que os custos da AmBev devem aumentar cerca de 20% ao longo de 2021, como a empresa já havia anunciado na divulgação de resultados do quarto trimestre. A margem bruta da divisão de cervejas da Ambev para o Brasil caiu 3,7 ponto percentual no primeiro trimestre ante o ano anterior, para 52,3%.
Em relatório de ontem do Credit Suisse, a equipe do banco deveria ganhar participação de mercado. Os ganhos de participação da Ambev, segundo eles, são apoiados por: maior distribuição no off-trade tradicional (supermercados e atacarejos), que se tornou mais relevante após a pandemia; restrições de capacidade e maiores aumentos de preços entre os concorrentes; e o sucesso das inovações de marca no portfólio mainstream, como a Brahma Duplo Malte.