A luta pelas causas da comunidade LGBTQIA+ uniu mais de 20 cervejarias brasileiras. Em busca de uma maior conscientização do setor, diversas marcas se juntaram através do projeto Brewing Love para a criação de receitas exclusivas, que vão levar o rótulo da campanha e referências às cores do arco-íris.
A Brewing Love foi lançada no mês em que se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. E envolve as seguintes cervejarias: Octopus, que lidera o movimento, Ambev, Unicorn, Bernargriê Brewing Co., Cara Preta Cervejaria, Captain Brew, Dádiva, Escafandrista, Everbrew, Japas Cervejaria, KSB, Libertária, Mesopotâmia, MinduBier, Prussia Beer, Salvador, Sigilo Total, Spartacus, Suméria, Suricato Ales, Tarin Cervejaria, Under Tap, Verace e Espaço 09.
Leia também – Rótulo da Nacional e tragédia social: A atemporalidade de Lélia Gonzalez
“Entendemos que o mais importante do projeto é abrir e garantir espaço para debater questões que atravessam a experiência de ser LGBTQIA+ no Brasil. Nosso objetivo é unir o maior número de cervejarias ao Brewing Love Project, criando um movimento colorido, plural e agregador, que reforça a diversidade e abraça a singularidade”, explica Walter Costa, designer do projeto visual da campanha e analista de marketing da Cervejaria Octopus.
Agora, então, essas cervejarias vão desenvolver suas próprias bebidas, com receitas de estilos, famílias e ingredientes diferentes para serem vendidas em todo o Brasil. E parte do lucro obtido com a venda será destinado a instituições de acolhimento, proteção e inclusão da população LGBTQIA+.
Marjorie Inoue, coordenadora de produção da Unicorn, destaca a importância das marcas se posicionarem, ajudando a construir um segmento que fique marcado por ter um ambiente de diversidade.
Para nós, a importância da representatividade no mundo cervejeiro com a comunidade LGBTQIA+ é que, neste mercado predominantemente heteronormativo, é preciso romper barreiras para que consigamos criar um ambiente e um futuro inclusivo, mostrar para todos a importância de enxergar consumidores e profissionais como semelhantes
Marjorie Inoue, coordenadora de produção da Unicorn
As participantes do projeto esperam que as primeiras cervejas sejam envasadas e colocadas à venda para o público ainda em junho, com os detalhes sobre ONGs e movimentos apoiados, além de onde comprar as bebidas, podendo ser encontradas no site da iniciativa liderada pela Octopus e nas redes sociais das integrantes da Brewing Love. Destacam, porém, que a iniciativa não se resume ao Mês do Orgulho LGBTQIA+. Até por isso, garantem que a ação está aberta para a entrada de outras marcas.
“Essa iniciativa mostra que o mercado cervejeiro, embora tenha um longo caminho a percorrer, está aberto para todas as pessoas que desejam fazer parte dele. O respeito deve sempre prevalecer”, destaca Paula Guedes, mestre-cervejeira e gerente de consumer science da Ambev.