A chegada do inverno também pede uma cerveja gelada. Dentre os diversos estilos que combinam com a estação, a Bock tem agradado os apreciadores com seu sabor forte e encorpado para aquecer os dias mais frios.
De baixa fermentação, com coloração escura e alto teor alcoólico, esse tipo de cerveja é originária da cidade de Einbeck, na Alemanha, no início do século 13. Bock em dialeto bávaro alemão significa bode, um animal que simboliza a força – e é bastante usado na maioria dos rótulos desse tipo de cerveja – e que tem tudo a ver com essas cervejas que também proporcionam algum aquecimento, por força do álcool.
“Esse estilo de cerveja tem boa aceitação mundial por possuir características bem marcantes como o sabor levemente amargo, mas que ao mesmo tempo não interfere na doçura da bebida, também reconhecida pela coloração marrom ou avermelhada”, explica o superintendente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – Sindicerv, Luiz Nicolaewsky.
Na Gastronomia, esse tipo de cerveja pode ser harmonizada com carnes vermelhas assadas ou grelhadas, pratos com cogumelos e queijos como gorgonzola e parmesão, alimentos bastante apreciados no inverno.