Márcio Maciel
Presidente Executivo do Sindicerv
Qual a relação do brasileiro com a cerveja? Os números dizem tudo. Em 2023, foram produzidos mais de 15,4 bilhões de litros de cerveja no Brasil, pelas mãos de mais de 75 mil trabalhadores diretos, em quase 2 mil cervejarias de norte a sul do país. Esses dados são do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento e mostram apenas uma pontinha do quão profunda é a nossa cultura cervejeira.
O Brasil foi muito mais além quando se fala da cerveja. Saímos do papel de meros apreciadores para nos tornarmos maiores do que a Europa em número de marcas registradas: 60.334. Passamos de degustadores de bebidas importadas para exportadores internacionalmente reconhecidos pela qualidade. Produzimos cada vez mais, melhor e com maior diversidade de sabores, texturas e até de teores alcóolicos, mostrando que a inovação está no nosso DNA.
Em cada município no qual se instala uma cervejaria, há um incremento social e econômico considerável, por meio de um efeito multiplicador na geração de renda: cada emprego na cervejaria gera pelo menos 34 novos postos de trabalho em toda a cadeia produtiva. E estamos em mais de 771 municípios. Fez as contas aí?
Pois nós fizemos as contas por aqui: a estimativa é que a indústria cervejeira gere mais de 2,5 milhões em empregos diretos, indiretos e induzidos, movimentando uma cadeia produtiva que se estende desde o agronegócio, com destaque para a produção de grãos (cevada, trigo, lúpulo, milho, mandioca), até o consumo do produto final pelas famílias. A nossa cerveja vai do campo ao brinde e traz o que existe de mais representativo na brasilidade: o trabalho e a celebração. São R$ 27 bilhões em salários e mais de R$ 50 bilhões em impostos por ano.
E enfrentar os impostos é o maior desafio do setor cervejeiro brasileiro, assim como de todos que convivem com uma legislação tributária que coloca à prova a resiliência e a perseverança de qualquer empreendedor. É importante ressaltar aqui que, no segmento das cervejas, trabalhamos com a maior carga tributária da América Latina.
Não é fácil. Mas somos brasileiros e, por isso, não desistimos nunca. Nesse dia 5 de junho, dia em que se celebra a cerveja brasileira, reforçamos em voz alta que queremos continuar sendo orgulho para o Brasil. A nossa meta é continuar crescendo. Queremos continuar investindo, gerando emprego, renda, pagando impostos para o Brasil e produzindo uma bebida 100% nacional. Queremos continuar reunindo amigos, oferecendo experiências gastronômicas, levando o campo ao copo. Para isso, precisamos de políticas públicas que foquem no apoio à indústria brasileira e de uma reforma tributária que seja justa, equilibrada, que mantenha os padrões internacionais e, principalmente, que não haja aumento de carga.
A cerveja em si não nasceu no Brasil, mas, a cada ano, o Brasil transforma e inova na forma de fazer cerveja. Por isso batemos no peito com orgulho para dizer: não há nada como uma bela cerveja brasileira.