Márcio Maciel, presidente do Sindicerv, presente ao lançamento da Circula Vidro
Márcio Maciel, presidente do Sindicerv, presente ao lançamento da Circula Vidro

Circula Vidro reúne fabricantes, autoridades e representantes de empresas

A Circula Vidro, organização que promove a economia circular e reúne entidades representativas, fabricantes, empresas e consumidores, foi lançada oficialmente nesta quinta-feira, 13/6, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Com sede na capital federal, a organização, integrada pela Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas) e Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), nasce com uma meta: aumentar a reciclagem de vidro no Brasil.

O presidente-executivo do Sindicerv, Márcio Maciel, esteve presente ao lançamento e exaltou a iniciativa: “Ficamos muito felizes em fazer parte da Circula [Vidro] e ver que finalmente vai ser encaminhada uma solução”. De acordo com Maciel, 75% das embalagens de vidro usadas na indústria cervejeira são retornáveis, o que demonstra o foco do setor em uma economia sustentável e responsável com o meio ambiente.

“O lançamento da Circula Vidro representa um grande marco para o setor cervejeiro brasileiro, e reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e a reciclagem. Estamos orgulhosos de liderar essa iniciativa em parceria com a Abrabe e a Abividro, mostrando ao país que a indústria da cerveja está ativamente empenhada em promover práticas ambientalmente responsáveis”, destaca a gerente de Sustentabilidade do Sindicerv, Priscila Gurgel.

“O aproveitamento na reciclagem do vidro é de 100%”, afirma Fábio Ferreira, CEO da Circula Vidro e especialista em sustentabilidade. “A cada quilo de vidro recolhido, é possível produzir um quilo de vidro próprio para voltar ao consumo”, complementa Fábio.

Mesmo com todo esse potencial de reaproveitamento, o vidro é a matéria-prima menos reciclada no Brasil: apenas 11% de todo volume produzido são reciclados. Um dos objetivos é aumentar esse percentual para 40%, sensibilizando especialmente os setores que mais utilizam o vidro como embalagem: hotéis, bares, restaurantes e fabricantes de remédios e cosméticos.

Comente

plugins premium WordPress