Concurso em prol de pequenos produtores tem apoio do Sindicerv
Realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com apoio do Sindicerv, o Prêmio CNA Brasil Artesanal de cerveja promove nesta quinta (2/10) e sexta (3/10) o processo de avaliação das amostras pelo júri técnico. Ao todo, mais de 150 inscrições foram confirmadas. O trabalho ocorrerá na sede da CNA, em Brasília.
Também são parceiros na iniciativa o Sebrae, a Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva) e Papo de Sommelière. Para o presidente-executivo do Sindicerv, Márcio Maciel, o prêmio representa uma grande oportunidade para os pequenos e médios produtores de cerveja darem mais visibilidade aos seus produtos.
“Esta é uma oportunidade de ouro”, pontuou recentemente durante live alusiva ao prêmio CNA, na qual também ressaltou o trabalho desenvolvido para inovar e levar mais sabores para o consumidor.
O concurso teve suas inscrições encerradas em 15 de setembro. Voltada para o produtor com produção anual total de, no máximo, cinco milhões de litros/ano, a premiação contempla cervejas nas categorias Ale (alta fermentação) e Lager (baixa fermentação).
Avaliação – O concurso prevê a realização de três etapas de avaliação. Na primeira, as amostras da cerveja serão analisadas por este júri técnico sem identificação do produto, e serão classificados os dez mais bem avaliados, sendo cinco de cada categoria. A segunda fase será feita por um júri popular no final do mês e a última terá a avaliação das histórias dos produtores. A cerimônia de divulgação dos vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal de cerveja está prevista para novembro.
O júri técnico vai analisar todas as amostras enviadas pelos produtores inscritos no concurso de acordo com parâmetros internacionais. Esta etapa do concurso contará com a participação de dez especialistas do setor cervejeiro nacional.
DADOS EXPRESSIVOS
O Brasil produz mais de 15 bilhões de litros de cerveja por ano, segundo dados do Anuário de Cerveja 2024, referente a 2023, do Ministério da Agricultura e Pecuária. São 1.847 estabelecimentos cervejeiros registrados no Brasil, sendo a maior parte em São Paulo, seguido por Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. O crescimento foi de 6,8% em relação ao observado em 2022. Ao todo, são mais de 45 mil produtores registrados e mais de 60 mil marcas.
(Do Sindicerv, com informações do Sistema CNA)