Dia da Árvore: como a indústria da cerveja contribui na conservação de florestas

Celebrado em 21 de setembro, o Dia da Árvore reforça a importância de conscientizar a sociedade sobre o a importância de se preservar os recursos naturais. Para a indústria da cerveja, a água é a principal matéria-prima e, por isso realiza inúmeras ações pautadas na redução do consumo e na conservação das bacias hidrográficas e florestas.

“Para aprimorarmos a nossa atuação nas localidades que sofrem de estresse hídrico, mapeamos e desenvolvemos projetos para o melhor acesso à água e sua preservação. Desenvolvemos trabalhos e parcerias com os usuários locais, comunidade, empresas, agricultores, organizações não governamentais, setor público e privado”, afirma o superintendente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – SINDICERV, Luiz Nicolaewsky.

Nesse sentido, a Ambev conta com o programa Bacias & Florestas. A iniciativa faz parte da Plataforma Água, e tem como objetivo atuar na restauração e na conservação das florestas, solos e matas ciliares em áreas prioritárias para recarga de mananciais e preservação da qualidade e disponibilidade de água em bacias hidrográficas em situação de alto estresse hídrico.

Uma das principais linhas de ação do Programa é o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos produtores rurais. O objetivo é oferecer incentivo econômico aos produtores que se comprometem com práticas de recuperação florestal e conservação nas suas propriedades. Além disso, o Bacias & Florestas assegura recurso, para financiar de maneira integral, todas as medidas de conservação necessárias à adequação ambiental da propriedade para que ela esteja apta a participar do projeto. Em 11 anos, o programa apoiou a conservação de mais de 10.000 hectares e a restauração de mais de 740 hectares de florestas e matas ciliares.

Já o Grupo HEINEKEN mantém parceria com a SOS Mata Atlântica desde 2007, por meio do Centro de Experimentos Florestais, com iniciativas de educação ambiental, pesquisas e capacitação técnica para professores, no município de Itu.  Já foram plantadas mais de 720 mil árvores em 386 hectares e 79.000 m³ de benefício hídrico.

 Em 2021, o Grupo Heineken  realizou ainda um diagnóstico na região de Pacatuba, no Ceará, que viabilizou uma parceria de seis anos com a Fundación Avina, em um projeto que engloba restauração e conservação florestal, saneamento básico para comunidades agrícolas, implantação de sistemas florestais e agropastoris e oferta de água em cisternas, além de suporte técnico e treinamento para que a comunidade local.

“Com iniciativas como essas, as associadas estão contribuindo para um futuro cada vez mais verde, com a recuperação, com a recuperação e manutenção de diferentes biomas e bacias hidrográficas em diversas regiões do Brasil”, finaliza o superintendente.

Comente

plugins premium WordPress