urante as celebrações do “Dia Mundial da Água”, no último dia 22 de março, um grupo de 26 empresas privadas assinou contrato para financiar a revitalização de quatro grandes bacias hidrográficas. A iniciativa faz parte do programa “Águas Brasileiras”, do Governo Federal, e beneficiará mais de 250 municípios de 10 estados. O projeto pretende ampliar a quantidade e a qualidade da água disponível para consumo e para o setor produtivo, de maneira a fomentar o desenvolvimento regional e garantir qualidade de vida para a população.
A bacia hidrográfica mais beneficiada será a do Rio São Francisco, que receberá 16 projetos. Na sequência, vêm a do Rio Tocantins-Araguaia, contemplada com seis, e as do Rio Parnaíba e do Rio Taquari — que receberão duas iniciativas cada. A parceria prevê o plantio de 100 milhões de árvores com o objetivo de recompor as matas ciliares e proteger as regiões das nascentes.
PARTICIPANTES
Inicialmente, 48 empresas manifestaram interesse em participar do projeto e 26 dessas foram selecionadas até o momento. Durante a assinatura do contrato, representantes de 10 delas estiveram presentes: Anglo American, MRV Engenharia, Rumo Logística, Stone, Engie Brasil, Vale, Caixa Econômica, Bradesco, JBS e AMBEV.
Na solenidade, Jean Jereissati, diretor da AMBEV, destacou a importância da água na fabricação da cerveja e a finalidade de reduzir o consumo do recurso na produção. Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Cervejas (Sindicerv), a empresa usa quase 3 litros de água para fabricar um litro da bebida.