Encontro de cervejeiros latino-americanos nos EUA mostra união e força do setor

Presidente-executivo do Sindicerv representa indústria brasileira

Com a participação do Sindicerv, a associação Cerveceros Latinoamericanos realizou sua reunião anual em Miami, consolidando a unidade e a força de uma indústria que contribui com US$ 88,6 bilhões para o PIB regional e gera 3,9 milhões de empregos na América Latina e no Caribe.

O encontro, realizado nos dias 12 e 13 de março, conectou líderes cervejeiros de países latino-americanos, que atuaram sob uma visão comum: fortalecer os laços regionais e amplificar a voz unificada do setor em fóruns internacionais. O presidente-executivo do Sindicerv, Márcio Maciel, representou a indústria brasileira no evento.

“Este encontro reafirma nosso compromisso com uma indústria cervejeira latino-americana unida, orientada para o futuro e sustentável”, destacou Tania Ramos Beltrán, Diretora Executiva da associação.

Durante a Assembleia Anual, foi eleita uma nova diretoria para o biênio 2025-2027, cujos nomes refletem a pluralidade geográfica e empresarial do setor, consolidando uma visão integradora que fortalece a voz da indústria cervejeira latino-americana em pilares estratégicos com saúde pública, marco regulatório e sustentabilidade. A Cerveceros foi fundada em 1945 e abrange 22 países da América Latina e Caribe.

Nos workshops e painéis dedicados aos pilares estratégicos, os participantes compartilharam experiências e discutiram planos de ação. Durante o encontro, Márcio Maciel destacou a força da indústria cervejeira brasileira, como o posto de terceiro maior produtor mundial e o impacto da cadeia produtiva no PIB, que chega a 2%, e abordou a reforma tributária em curso no Brasil.

Ainda segundo ele, o encontro nos Estados Unidos contribuiu para o fortalecimento do setor na região e possibilitou uma rica troca de informações.