Heineken convence motoristas a não beber

São Paulo – Com que frequência você bebe antes de dirigir? E mesmo quando decide não beber acaba cedendo à pressão dos colegas para tomar só “um chopinho” no bar? Segundo um estudo global realizado pela Heineken no começo do ano, 68% dos motoristas bebem álcool antes de dirigir e 49% das vezes se deixam levar pelo momento devido à pressão dos amigos, o que os cientistas comportamentais chamam de peer pressure. 

E se fosse possível fazer uma “pressão do bem” para desestimular essa prática nociva que coloca a vida de muitas pessoas em risco? A marca de cerveja resolveu fazer um experimento social em bares brasileiros no intuito de convencer o motorista a não beber antes de dirigir.

Em 18 bares localizados nas cidades de São Paulo e Porto Alegre, a marca criou “incentivos” (chamados nudges) para conscientizar, encorajar e apoiar os motoristas a não ingerir bebidas alcoólicas e dirigir, como cartazes e informativos alertando para o perigo dessa prática.

 (Heineken/Divulgação)

A ideia não era coagir, mas dar um leve empurrão ou cutucada (do inglês nudge) com o intuito de chamar a atenção das pessoas e influenciá-las positivamente. Essas peças de incentivo foram posicionadas desde o vallet, entrada, mesa, banheiro, e estavam presentes até no discurso e uniforme dos garçons (“Dirigindo? Aprecie nossos drinks sem álcool”, dizia a camiseta deles).

 (Heineken/Divulgação)

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