Em mais um passo para governos e partes interessadas a se envolverem na discussão de soluções para ação climática em países, comunidades e economias da região da América Latina e Caribe, o governo da República Dominicana sediou, entre os dias 18 e 22 de julho, na capital Santo Domingo, a Semana do Clima da América Latina e Caribe 2022.
As Semanas Climáticas foram reconhecidas na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 26), no Pacto Climático de Glasgow, e têm como objetivo debater questões como a resiliência contra riscos climáticos, a transição para uma economia de baixo carbono e o avanço em parcerias para a solução de desafios urgentes.
O diretor de Sustentabilidade da Ambev, Caio Augusto Miranda Ramos, marcou presença no painel “Caminhos para a descarbonização do transporte rodoviário no Brasil”, na companhia da gerente Executiva para a América Latina da Scania, Patrícia Acioli, em evento do Pacto Global da ONU.
No debate, Miranda citou que o engajamento e a união dos setores públicos e as empresas privadas é fundamental para atingir a meta estabelecida no Acordo de Paris de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050.
“Entre as metas da companhia, na redução das emissões, está a implementação de uma frota de veículos 100% elétricos em larga escala, abastecidos com energia limpa e renovável”, explicou Miranda.
Ainda no evento, o Diretor representou a Ambev no módulo “Como as cervejarias podem ser impulsionadoras na economia circular”, em parceria com a gerente de sustentabilidade da Cervecería Nacional Dominicana (CND), Massiel Azcona. O uso de tecnologia e inovação no desenvolvimento de embalagens para eliminar toda a poluição plástica produzida nas embalagens foi destaque.
Ao lado de Gustavo Muñoz, High Level Climate Action Champion das COP´s 25 e 26, a Gerente de Sustentabilidade da Ambev, Karen Talita Tanaka, participou do painel “Soluções locais e regionais para a resiliência na América Latina”. Tanaka reforçou que treinamento, conexão e empoderamento financeiro são fundamentais para a geração de impactos positivos no campo e em todo o ecossistema do setor cervejeiro.
“Já são mais de 3.000 agricultores conectados conosco, em sete países, e só temos ganhos nesta parceria: para nós, maior resiliência e inovação em produtos, conhecimento e ampliação dos valores culturais; e para os agricultores, maior previsibilidade de volume de vendas, e também o sentimento de orgulho e pertencimento”, explicou Tanaka.
A Gerente de Sustentabilidade da Ambev também liderou um painel, Lições da Ambev: como motivar os fornecedores da cadeia na ambição pelas ações climáticas com a Presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Freitas Grossi.
Em novembro deste ano, a cidade de Sharm el-Sheikh, no Egito será o palco da 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, onde a Sindicerv estará presente mais uma vez.