Os centros urbanos concentram a maioria da população do Brasil e do mundo. Ao mesmo tempo que as cidades são responsáveis por graves impactos ambientais, as soluções apresentadas para os territórios urbanos têm o poder de gerar um impacto positivo impressionante – e necessário. E é nos grandes centros urbanos que uma jornada efetiva de mudanças deve acontecer para um futuro melhor.
Tornar as áreas urbanas mais verdes e sustentáveis é justamente o objetivo da plataforma Green Your City, lançada pela Heineken em novembro de 2021, reunindo os compromissos de sustentabilidade da marca para os próximos anos. “Por ser uma marca urbana, a vida noturna faz parte dos cenários onde a Heineken marca presença. Encaramos os momentos de conexão entre as pessoas que vivem nas cidades como oportunidades para divulgar nossas mensagens de sustentabilidade e atuar como um canal para, de forma pioneira, contribuir com a construção de um mundo mais verde. Experiências memoráveis transformam pensamentos e é por isso que usamos esse poder para conscientizar os consumidores sobre a importância do cuidado com o meio-ambiente”, afirma Beatrice Jordão, gerente-sênior de marketing da Heineken.
A marca Heineken terá papel fundamental dentro do Grupo HEINEKEN no Brasil para alavancar metas maiores da companhia, como a neutralização das emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2040. Tendo os centros urbanos como protagonistas, foram definidos 4 pilares de atuação e metas para cada um deles:
Energia Verde: 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia;
Circularidade: 80% das embalagens de vidro da Heineken serão circulares até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para as garrafas long necks, é um compromisso prioritário para a marca;
Micro Florestas: Em parceria com o projeto Floresta de Bolso, a Heineken vai implantar micro florestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes vão colaborar para a melhora da qualidade do ar, manutenção do clima, controle de enchentes e regeneração do bioma original;
Consumo Consciente: Desde 2010, a Heineken investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo consciente. O lançamento da Heineken 0.0 representa um forte incentivo para essa mudança de comportamentos. E, até 2030, os esforços serão multiplicados para que nenhum consumidor assuma a direção de um carro após ingerir uma cerveja.
“Definimos metas de sustentabilidade ambiciosas e sabemos que será uma longa jornada de múltiplos esforços, e nossas marcas têm papel fundamental em realizar ações concretas que cheguem até nossos clientes e consumidores”, reforça Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil.
Energia verde
Para o lançamento da plataforma, pontos icônicos de três capitais do país – SP, RJ e BH – ganharam iluminação verde, uma referência à utilização de energia limpa, 100% renovável, na produção da cerveja. Desde 2020, a Heineken anunciou sua produção com energia 100% renovável nas fábricas de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP), Ponta Grossa (PR) e, até 2023, em Jacareí (SP).
Além da produção, a marca anunciou a geração de energia verde para bares e restaurantes, em 2021, e ampliou esta iniciativa para pessoas físicas, em 2022. De forma gratuita, brasileiros e brasileiras terão acesso à energia 100% verde e ter descontos na fatura que podem chegar a 20% do consumo, dependendo da região.
Além dos benefícios ambientais para o planeta, o acesso à energia renovável representa um apoio para os pontos de venda em um momento de retomada econômica. Para estes estabelecimentos, os descontos na conta de energia podem ser de até 40%.
No início de 2022, o projeto começou em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais. De acordo com a Heineken, a iniciativa vai ser expandida para outros 15 estados, chegando à cobertura nacional até 2024.
Florestas urbanas
Nos grandes centros urbanos, o acesso às áreas verdes garante o contato com a natureza, seus ciclos e elementos. Esta conexão traz benefícios sociais e econômicos e ajuda muita gente a cuidar da saúde física e mental. Mesmo nas selvas de pedra, o verde tem papel fundamental.
As florestas urbanas também estão dentro da plataforma Green Your City e, entre as ações de sustentabilidade da Heineken, está a implementação de micro florestas urbanas em 19 capitais brasileiras nos próximos anos.
Este projeto já começou nos eventos patrocinados pela marca. Áreas verdes com plantas nativas são inseridas pela Heineken, convidando o público a se reconectar com o verde, ressaltando a importância do contato com a natureza e da sua preservação.
No festival MITA, em maio de 2022, um grande domo recebeu pessoas entre um show e outro em um pedaço da Mata Atlântica. Chamada de Biosfera Musical, a instalação foi desenvolvida em conjunto pela Heineken com a Atenas e o Floresta de Bolso.
Circularidade
A marca tem como compromisso trabalhar para incrementar os volumes de embalagens retornáveis ao mesmo tempo que fomenta o ciclo de reciclagem do vidro das embalagens descartáveis do portfólio.
Um exemplo é a ação Volte Sempre.Iniciado na cidade de São Paulo com a segunda fase piloto realizada em Belo Horizonte (MG), o projeto estimula a reciclagem de vidro com máquinas de coleta que trituram o material e geram vantagens para os consumidores, garantindo a circularidade completa do vidro. A iniciativa é realizada em parceria com o Hub Incríveis e a startup 4R Glass. Para a etapa em Minas Gerais, a Owens Illinois também passou a fazer parte da ação.
“Acreditamos que projetos colaborativos com todos os envolvidos no ciclo de consumo são fundamentais para que possamos evoluir em relação às questões sociais e ambientais que essa cadeia impacta, pois olham não apenas para a gestão de resíduos, mas, principalmente, para a conscientização, adoção de novos hábitos e uma real mudança de comportamento em relação a isso”, conta Ornella Vilardo.
Além de ações próprias, o Grupo HEINEKEN patrocina projetos de impacto social e ambiental, como o Programa SO+MA Vantagens, desenvolvido pela startup SO+MA em parceria com a Prefeitura de Salvador. O programa instala unidades de coleta de materiais recicláveis na capital baiana onde a população pode descartar corretamente seus resíduos e receber benefícios em troca.
O objetivo é promover a economia circular e oferecer benefícios reais para atitudes socioambientais. Antes da implementação do SO+MA Vantagens, em 2019, Salvador não tinha um processo claro para tratamento do vidro descartado pelos consumidores. O programa foi responsável por implementar a Cadeia do Vidro localmente, com validação e rastreamento de todos os materiais utilizando o blockchain, oferecendo às cooperativas mais uma oportunidade de renda.
Consumo consciente
Em 2020, com o lançamento da Heineken 0.0, os consumidores da marca ganharam uma alternativa para beber sua cerveja em situações em que o consumo de álcool não pode acontecer. A, gerente-sênior de marketing da Heineken, Beatrice Jordão, explica que a meta é oferecer a versão sem álcool da cerveja em todos os pontos de venda do Brasil: “Nosso propósito é contribuir para que, até 2030, 100% dos nossos consumidores tenham consciência da importância de não beber antes de dirigir”, afirma Beatrice.
Fonte: https://ciclovivo.com.br