O Sindicato Nacional da Industria da Cerveja (Sindicerv) comemora, no próximo dia 30, aniversário de 73 anos. Fundado em 1948 com o objetivo de defender e coordenar medidas em defesa da indústria da cerveja perante os poderes públicos, organizações privadas e a sociedade civil, a história da entidade é marcada por importantes conquistas e renovações.
“Ao longo desses anos, a nossa prioridade sempre foi a defesa dos direitos e dos interesses econômicos e sociais do setor cervejeiro. Para isso, atuamos com responsabilidade social, ética, integridade e contribuindo com o desenvolvimento da cadeia de valor de um produto que é uma paixão nacional”, celebra Luiz Nicolaewsky, Superintendente do Sindicerv.
Atento à agenda da sociedade e aos principais movimentos da indústria cervejeira, o Sindicerv se consolidou como o principal interlocutor do setor. Tanto por sua representatividade – as associadas são responsáveis por 80% da produção e da fabricação de cerveja no Brasil – quanto pela atuação no debate de regulamentos, leis, normas, políticas públicas e práticas que contemplam uma cadeia que inicia no agronegócio até o consumidor final, isto é, do “campo ao copo”.
Entre outras ações que reiteram o compromisso do Sindicerv com os brasileiros estão as focadas na sociedade civil. Há mais de 20 anos,a indústria trabalha pelo engajamento da população no consumo responsável, por meio de programas e campanhas educativas e apoio a Lei Seca, ou seja, tolerância zero para álcool na direção e criminalização na oferta de bebidas alcoólicas para menores.
O ano de 2021 foi um período de consolidação e de grandes conquistas para a entidade, marcado por sua filiação à Worldwide Brewing Alliance (WBA), que tem como principal objetivo compartilhar informações sobre boas práticas da indústria, projetos sobre consumo responsável e discussões do setor cervejeiro nos seis continentes.
Para os próximos anos, o objetivo é manter o diálogo com a sociedade, novos parceiros, consumidores, associações e comunidades para atingirmos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – que compõem a Agenda 2030 da ONU.
Atualmente, a indústria cervejeira representa 2% do PIB no Brasil e é responsável pela geração de mais de 2 milhões de empregos, R$ 27 bilhões em massa salarial e 2,11% do total de postos de trabalho na economia.