Em 25 de fevereiro é comemorado o dia de um dos setores que mais impulsiona a economia brasileira. De acordo com balanço Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2021, as exportações do agronegócio alcançaram valores recordes de US$ 120,59 bilhões, o que representa um crescimento de quase 20% na comparação com o ano anterior.
“Do campo à mesa”, o agronegócio está presente na vida e na alimentação de todos os brasileiros e “do Campo ao Copo” com o cultivo dos principais grãos para a produção da cerveja, como a cevada, o lúpulo e o trigo. Além de alimentos como a mandioca, a soja, o café e frutas, são usados como ingredientes para dar origem a produção de novos sabores de cervejas.
Com uma das mais extensas cadeias produtivas, o Brasil é o terceiro maior produtor do mundo, com uma produção anual de 14,3 bilhões de litros e representa um pouco mais de 2% do Produto Interno Bruto e mais de 2 milhões de postos de trabalho.
A representatividade do setor para o agronegócio foi reconhecida pelo Mapa em 2019, com a instalação da Câmara da Cerveja, da qual o SINDICERV faz parte, com outras associações, para o debate de demandas do setor e fomento à cadeia produtiva.
“Celebramos a data com um brinde a todos os colaboradores do agronegócio e o reconhecimento da entidade na contribuição do setor no desenvolvimento econômico e social do país”, afirma, o superintendente do SINDICERV, Luiz Nicolaewsky.