Foto: Vinícius Magalhães

Sindicerv e Firjan SENAI proporcionam evento técnico sobre cerveja para disseminar conhecimento

Gerente de Relações Governamentais destacou números robustos da indústria

Levar conhecimento técnico para a indústria e ajudar a fomentar toda a cadeia de cerveja foi o que motivou a Firjan SENAI a reunir profissionais do setor no Workshop de Harmonização com Cerveja, em parceria com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).

O evento, que incluiu harmonização da bebida com alimentos, ocorreu na última terça-feira (1/10), no Centro de Referência em Alimentos, Bebidas e Panificação da Firjan SENAI SESI Tijuca. A iniciativa também possibilitou networking entre os diversos profissionais, como donos de bar e restaurante, cervejeiros e sommeliers.

Foto: Vinicius Magalhães

Bruno Thomé, gerente de Relações Governamentais do Sindicerv, reiterou a importância do workshop para a interação entre profissionais do setor, que possui 1.847 cervejarias no país. Em sua apresentação, Thomé fez questão de informar que no Brasil hoje essa indústria gera 2,5 milhões de empregos diretos e indiretos e representa cerca de 2% do PIB nacional. O Sindicerv representa 85% da indústria de cerveja nacional.

“Nós somos o terceiro maior produtor de cerveja do mundo – perdemos apenas para a China e os Estados Unidos. O crescimento é resultado de todas as políticas que nós temos feito para a longa cadeia de cerveja, que vai do campo ao brinde”, acentuou Bruno.

A jornada sensorial no Rio de Janeiro proporcionou aprendizados e uma experiência única aos participantes sobre a arte cervejeira. Produzido por alunos do Senai, o cardápio combinou com as cervejas produzidas por associadas ao Sindicerv, em uma noite de troca de conhecimento e de integração entre setores.

(com informações da Firjan/foto: Vinícius Magalhães)