Melhores tipos de cerveja para o seu churrasco

Dos poucos prazeres que a vida nos oferece, com certeza, um deles é estar rodeado dos amigos, curtindo uma boa música e um saboroso churrasco. Enquanto uns preferem uma deliciosa caipirinha, há aqueles que não abrem mão de uma boa cerveja gelada.

E, para você aproveitar o final de semana da melhor forma, com os amigos e com a família, vamos explicar um pouco melhor sobre cada tipo desta bebida tão popular aqui no Brasil! Veja só!

Qual a diferença entre as cervejas?
Geralmente, aqueles que gostam de cerveja já possuem a sua marca preferida, principalmente, se falarmos das cervejas industrializadas – aquelas que vemos sempre nos supermercados.

Cada uma dessas marcas possui um processo de fabricação e de fermentação diferentes, e também utilizam uma quantidade específica dos ingredientes que vão na cerveja: malte, lúpulo e cevada.

Somando esses fatores, podemos encontrar estilos diferentes e você saberá quais são eles, agora.

Tipos de cerveja

Podemos dizer, resumidamente, as cervejas são classificadas em duas famílias: lager e ale. A partir disso, são classificadas por estilo e um deles – o mais famoso, talvez – é o Pilsen, popularmente chamado por seus apreciadores de “loira gelada”.

O que determina as famílias da cerveja é o tipo de fermentação que cada uma deles possui, deixando-a mais forte, mais amarga e, por que não, com um teor alcoólico maior.

Cerveja lager

A cerveja lager tem baixa fermentação e tem em sua composição a levedura Saccharomyces Pastorianus e justamente por isso, fica mais saborosa quando está gelada.

Devido ao seu tipo de fermentação, a cerveja lager tem o aroma mais próximo dos seus ingredientes, malte e lúpulo. Quando você vai ao mercado e vê no rótulo “cerveja tipo pilsen”, nada mais é do que uma cerveja lager com um estilo diferente.

A principal característica desse tipo de cerveja é a cor amarela. Anteriormente, as cervejas eram mais escuras e com uma espuma muito mais densa. Além disso, também eram consumidas em temperaturas menos frias.

Uma curiosidade bem interessante relacionada à cerveja lager, é a invenção de uns dos itens mais comuns em todos os lares: a geladeira. Por causa da sua levedura, ela precisava ser mantida em ambientes mais frios, então, no final do século XIX, foi inventado um equipamento para mantê-la em uma temperatura que favorece o seu consumo.

Os estilos mais comuns de cerveja lager são:

  • Vienna: tom marrom avermelhado e sabor de malte adocicado;
  • Bock: marrom e alto teor alcoólico;
  • Marzen: um pouco mais amarga e teor alcoólico médio;
  • Keller: bem amar e teor alcoólico médio.
  • Malt Liquor: pouco amarga, alto teor alcoólico e sem lúpulo.
  • Cerveja Ale

A cerveja da família Ale tem alta fermentação e, por isso, pode ter o teor alcoólico mais forte. Além disso, tem também o sabor mais apurados e, muitas vezes, de frutas, especiarias e outros ingredientes.

Um dos exemplos mais comuns é o estilo India Pale Ale, também conhecido como IPA. A coloração dessa bebida é uma pouco mais escuro, variando entre o dourado e os tons de cobre.

É possível encontrar cervejas do tipo IPA com aromas cítricos, de cravo, banana, milho e trigo. Ao contrário da lager, a Ale pode ser tomada um pouco mais quente que, ainda assim, fica extremamente saborosa.

Os tipos mais comuns de cerveja Ale são:

  • Weizen;
  • Strong Golden;
  • Red Ale;
  • Strong Dark;
  • Witbier;
  • Double red;
  • Porter;
  • Kölsch,
  • Bitter.

A maioria das características das cervejas ale são bem parecidas. Ambas possuem um forte amargor e teor alcoólico do médio para o alto. O que difere entre esses produtos são os aromas que podem ser de frutas, flores e cereais.

Levando em consideração a classificação das cervejas, já fica mais fácil promover um dia especial ao lado das pessoas que você mais gosta, não é mesmo? É então, é só escolher e boa diversão!

Fonte: folhanobre.com.br

Cervejaria irá investir R$ 50 mil para alavancar projetos inovadores

Cervejaria Ambev

Os interessados devem inscrever seu projeto pelo site do programa até 30 de setembro de 2019; Projeto chama-se Start Ambev

Uma das maiores cervejarias do planeta acaba de lançar o Start Ambev, um programa para recrutar mentes empreendedoras e criativas pelo Brasil e alavancar projetos ao estilo startup.

Os criadores das 60 ideias mais disruptivas serão convidados para participarem de um final de semana de imersão na sede da empresa, com conversas, avaliações, hackatons e pitches.

Na sequência, serão escolhidas 15 ideias finalistas, que vão receber aporte de R$ 50 mil cada para que o projeto saia do papel. Os escolhidos também ganham mentoria para assuntos jurídicos, financeiros e de marketing pelo período de 3 meses.

Os interessados devem inscrever seu projeto pelo site do programa até 30 de setembro de 2019. Para participação é necessário ter mais de 18 anos e residir no Brasil.

SERVIÇO

Quem pode participar: Maiores de 18 anos residentes no Brasil
Prazo para cadastro: 30 de setembro de 2019
Premiação: Aporte de 50 mil reais para as 15 ideias escolhidas
Mais informações no site