Entidades representam mais de 800 cervejarias que se unem pela primeira vez em um projeto colaborativo de elevação do padrão de qualidade.
O Sindicerv – Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, entidade que representa empresas responsáveis por 80% da produção de cerveja no Brasil e a Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, entidade que representa as pequenas cervejarias e conta com cerca de 800 associados, estão trabalhando em conjunto para lançar um Programa de Gestão da Qualidade para cervejarias. A iniciativa é inédita e une grandes e pequenos produtores em prol da qualidade da cerveja no Brasil.
A finalidade do programa é fornecer uma ferramenta de base tecnológica para a gestão da qualidade, focada em segurança alimentar, baseada em um sistema de avaliação, diagnóstico, criação do plano de ação e melhoria contínua. A integração dos times dos associados envolvidos permitirá a troca de experiência, transmissão de conhecimento e desenvolvimento de documentos para a gestão da qualidade.
“A intenção é permitir que todas as cervejarias, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes, tenham acesso a tecnologia e padrões de qualidade do mais alto nível. É unir as cervejarias, de forma colaborativa, em prol da qualidade cervejeira”, explica Luiz Nicolaewsky, Superintendente Executivo do Sindicerv.
“Acreditamos que a qualidade da cerveja brasileira é fundamental para o crescimento do mercado e confiança do consumidor. Esse é um movimento pioneiro de união do setor, que beneficiará todos os envolvidos e o consumidor”, completa Carlo Lapolli, Presidente da Abracerva.
O projeto será acompanhado pelo SENAI MG, que também conta com grande expertise na qualidade da indústria, e com o apoio do Sindbebidas/MG e FIEMG. Todo o trabalho será construído em conjunto pelo Sindicerv e Abracerva. O cronograma e escopo dos trabalhos está publicado no site www.qualidadenacerveja.com.br.
As empresas que desejarem saber mais e acompanharem o projeto podem se cadastrar no site.