Ambev compra 150 caminhões elétricos da JAC Motors

A fabricante de bebidas Ambev anunciou nesta quinta-feira a compra de 150 caminhões elétricos da fabricante chinesa JAC Motors.

Segundo comunicado, os veículos serão entregues até o fim do ano e se somam a 100 caminhões elétricos encomendados pela empresa junto à Volkswagen. No total, a frota de caminhões elétricos da Ambev soma 250 veículos em cerca de 20 cidades do país. A Ambev não informou o valor da encomenda feita à JAC.

As compras fazem parte da meta da Ambev de ter metade da frota dedicada composta por caminhões elétricos até 2025. Para abastecer esses veículos, a companhia implantará postos de recarga em alguns de seus centros logísticos.

Para abastecer os pontos de recarga, a Ambev afirmou que usará 100% da eletricidade comprada de fontes renováveis. Além disso, planeja reduzir em 25% as emissões de carbono em toda a cadeia até 2025.

Heineken vai distribuir energia mais barata a bares

Os pontos de venda e bares parceiros da Heineken vão ganhar um benefício e tanto da cervejaria: energia mais barata e verde. A empresa vai disponibilizar 100 MW de geração de energia distribuída, como solar e eólica, para estabelecimentos de 19 capitais do país. A empresa garante que não é preciso qualquer tipo de adaptação, nem instalar  equipamentos ou gastar com painéis solares ou pagar qualquer taxa. Os donos dos bares que já são parceiros da cervejaria só precisam se cadastrar em uma plataforma digital e a distribuição da energia será feita normalmente pela rede da distribuidora local. A grande alegria é que a conta de luz vai chegar com descontos que vão variar de 10% a 40%. Esse tipo de ação é possível porque o gerador de energia distribuída joga a energia solar, por exemplo, no sistema de determinada região e pode compensar na conta de luz. No caso, a Heineken vai permitir que os donos de bares usem esta compensação.

O diretor de marketing da empresa, Gabriel D’Angelo Braz, lembra que a empresa passou a usar 100% de energia renovável em suas cervejarias no ano passado e vai agora levar esta energia aos bares para gerar maior impacto positivo no meio ambiente. A meta é chegar a 50% dos bares parceiros da Heineken, em 19 capitais, até 2030. Neste momento, a empresa está em fase piloto do projeto nas capitais do Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais, mas até o início de 2021 já estará com o programa correndo o Brasil.

Fonte: https://veja.abril.com.br/blog/radar-economico/heineken-vai-distribuir-energia-solar-e-mais-barata-a-bares-de-todo-o-pais

Cursos gratuitos oferecem qualificação no setor de bebidas

No Brasil, as produções de refrigerantes e cervejas destacam-se como os principais itens do setor de bebidas. Números divulgados pelo IBGE-PIA apontam que esses dois ramos representam 80% do volume produzido e cerca de 75% das vendas dessa indústria. No entanto, para que mantenha seu peso econômico, é necessário investimento em qualificação, que garanta não só adequação às normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), mas também ganhos de produtividade e competitividade.

E uma das formas de colaborar com o aprimoramento e desenvolvimento desse setor é a disponibilidade de uma série de cursos gratuitos à distância. O Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), na qualidade de principal entidade do setor cervejeiro, destaca alguns dos quais promovidos pela plataforma virtual da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO) orientados para produtores, exportadores e importadores de bebidas com turmas até o final deste ano.

O curso “Registro, boas práticas de fabricação e rotulagem de bebidas” aborda de maneira prática como registrar, alterar ou cancelar o registro de estabelecimento e de bebidas junto ao MAPA. Dá dicas e exemplos sobre itens obrigatórios de rotulagem e ainda aborda requisitos para o atendimento à norma de higiene e boas práticas de fabricação.

Em “Certificação da exportação de bebidas”, os participantes são orientados a respeito do processo de certificação de bebidas e sobre como acessar mercados estrangeiros. 

Já o “Importação de bebidas”, tem o objetivo de orientar a respeito do processo de importação de bebidas no âmbito do MAPA. 

Podem se inscrever os produtores de bebidas, responsáveis técnicos, consultores e demais interessados em aprender sobre o registro, boas práticas de fabricação e rotulagem de bebidas, servidores de órgãos de fiscalização estadual e empregados públicos do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, (INCRA), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (EMBRAPA).

“Como entidade representativa do setor cervejeiro, apoiamos toda e qualquer iniciativa a favor do uso de boas práticas e da melhoria na qualificação, que muito vem a colaborar com o desenvolvimento do setor de bebidas.”, afirma Luiz Nicolaewsky, superintendente do Sindicerv.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Serviço:

Curso: Registro, boas práticas de fabricação e rotulagem de bebidas, vinhos e derivados da uva e do vinho
Próxima turma: 18 a 31 de outubro
Inscrições: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/avaenagro/mod/page/view.php?id=4230  

Curso: Certificação da exportação de bebidas, vinhos e derivados da uva e do vinho
Próxima turma: 18 a 31 de outubro
Inscrições: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/avaenagro/mod/page/view.php?id=4223


Curso: Importação de bebidas, vinhos e derivados da uva e do vinho
Próxima turma: 18 a 31 de outubro
Inscrições: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/avaenagro/mod/page/view.php?id=4239