Colorado lança Black IPA em embalagem 100% reciclada de cacos de vidro

A Cervejaria Colorado decidiu começar o ano com um lançamento que repete a sua tradição de utilizar ingredientes tipicamente nacionais em suas receitas, mas agora em um rótulo que reforça a importância da sustentabilidade. A marca (https://www.cervejariacolorado.com.br/) da Ambev criou a Brasil com S nº18, uma Black IPA com pedaços de rapadura. Ela chega ao mercado em garrafas de vidro feitas de material 100% reciclado.

A garrafa da cerveja da Colorado foi desenvolvida ao longo dos anos pela AVR, a fábrica de vidro da Ambev no Rio de Janeiro. “Colorado sempre buscou trazer a criatividade para seus lançamentos, sempre com respeito e cuidado com a natureza e o meio ambiente. A Brasil com S nº 18 mistura tudo isso em um lugar só, não apenas na receita da cerveja, mas também no desenvolvimento da embalagem. Um lançamento mais sustentável, e, por que não, bem mais brasileiro”, afirma Daniel Carneiro, gerente de marketing da Colorado.

A Cervejaria Colorado decidiu começar o ano com um lançamento que repete a sua tradição de utilizar ingredientes tipicamente nacionais em suas receitas, mas agora em um rótulo que reforça a importância da sustentabilidade. A marca (https://www.cervejariacolorado.com.br/) da Ambev criou a Brasil com S nº18, uma Black IPA com pedaços de rapadura. Ela chega ao mercado em garrafas de vidro feitas de material 100% reciclado. A garrafa da cerveja da Colorado foi desenvolvida ao longo dos anos pela AVR, a fábrica de vidro da Ambev no Rio de Janeiro. “Colorado sempre buscou trazer a criatividade para seus lançamentos, sempre com respeito e cuidado com a natureza e o meio ambiente. A Brasil com S nº 18 mistura tudo isso em um lugar só, não apenas na receita da cerveja, mas também no desenvolvimento da embalagem. Um lançamento mais sustentável, e, por que não, bem mais brasileiro”, afirma Daniel Carneiro, gerente de marketing da Colorado.

Segundo a Ambev, a garrafa do lançamento da Colorado é a primeira a utilizar 100% de cacos de vidro para sua produção, sendo que as tradicionais têm em média 50% de material reciclado. Desse modo, se evita o uso de matérias-primas virgens no processo de fabricação, além de garantir a economia circular, trazendo impactos no processo, como a redução de consumo de energia. A estimativa é que a cada 5% de cacos incluídos na receita da produção do vidro, é reduzido 1% de consumo de energia comparando os dois processos produtivos. Ainda há uma redução de 50% nas emissões atmosféricas, de acordo com a companhia. Além de malte, lúpulo e água, a Brasil com S nº 18 traz a rapadura como ingrediente. A nova cerveja é uma releitura da Colorado Indica, porém na versão Black IPA, com maltes torrados para trazer uma cor e um aroma diferenciados. Segundo a marca, a rapadura ajuda na formação de notas de caramelo ao sensorial, enquanto a adição de lúpulo remete ao aroma cítrico e frutado intenso, dando para a bebida um amargor médio/alto, mas balanceado com os outros ingredientes.

Fonte: https://guiadacervejabr.com/lancamento-colorado-rapadura-embalagem-reciclada-cacos-vidro/

Klabin e Heineken fecham parceria para reciclar embalagens no interior do Paraná

A Klabin e a Heineken fecharam parceria para a criação em Telêmaco Borba, no interior do Paraná, de um território 100% circular, em que materiais e embalagens de vidro, papel, alumínio, metal e plástico são transformados, reaproveitados e reciclados após o consumo em vez de serem enviados para aterros sanitários. O projeto será aplicado até o fim de 2022 na cidade, que tem 80 mil habitantes. Segundo Julio Nogueira, gerente de sustentabilidade e meio ambiente da Klabin, o projeto deve ser futuramente levado a outros municípios brasileiros.

A iniciativa para a reinvenção do uso de embalagens foi estruturada em 2020 pelo Hub Incríveis, uma rede de inovação criativa, e tem o apoio do ViraSer, programa de logística reversa que atua para acelerar, qualificar e profissionalizar os sistemas de coleta seletiva nos municípios. O gerente sênior de sustentabilidade do Grupo Heineken, Ornella Vilardo, diz que o objetivo é dar um importante passo rumo às mudanças necessárias em relação ao uso de embalagens pós consumo no Brasil.

“Nós acreditamos no potencial de colaboração entre as esferas público e privada para endereçar essas questões, pois entendemos que, somente juntos, será possível garantir os impactos positivos que almejamos de ponta a ponta na cadeia de embalagens”, comenta Vilardo.

Como será

O projeto mapeou os principais problemas e desafios da gestão de resíduos e apontou medidas para elevar o potencial de reciclabilidade, unindo esforços da prefeitura e cooperativas, cidadãos e empresas. As ações incluem melhorias na estrutura das cooperativas, aperfeiçoamento das políticas públicas, formação e desenvolvimento de lideranças, iniciativas de educação ambiental e a criação de uma rede de comercialização de reciclados.

Na primeira fase do projeto Território 100% Circular em Embalagens (TC100), que ocorreu em 2021 e foi patrocinada pela Klabin, foi realizado um diagnóstico detalhado da quantidade de materiais de embalagens reciclados e comercializados pela cooperativa local, além da medição do total de materiais direcionados para o aterro. Esse levantamento identificou que apenas 11,7% das embalagens de Telêmaco Borba são recuperadas via coleta seletiva ao ano.

A segunda etapa do projeto envolve a criação conjunta de soluções, com chamada aberta para startups, ONGs, empresas e demais instituições interessadas.

Fonte: https://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,klabin-e-heineken-fecham-parceria-para-reciclar-embalagens-em-cidade-do-parana,70003949698

Garrafa de cerveja revela mensagens quando exposta à luz solar

A cerveja Sol, que desde novembro de 2021 tem produção nacional abastecida com energia de fonte solar, em ambas as fábricas da Heineken onde é produzida no Brasil (Ponta Grossa, no Paraná, e Jacareí, em São Paulo), ganha efeitos especiais na garrafa. A embalagem, que já tinha a inscrição “produzida com energia solar”, agora revela mensagens quando expostos à luz do sol, graças a uma tinta especial aplicada diretamente na garrafa de vidro.

A iniciativa reforça o posicionamento da marca, Taste the Sun, que propõe conectar as pessoas à energia positiva do Sol em todos os sentidos. O astro-rei é o coração da Sol: está no nome, na herança mexicana, na cor dourada da bebida e agora no seu processo de fabricação.

Fonte: https://embalagemmarca.com.br/2022/01/garrafa-de-cerveja-revela-mensagens-quando-exposta-a-luz-solar/