João Pessoa recebe caminhões elétricos da Ambev

A Ambev continua dando seus passos rumo à meta de ter 50% da frota de caminhões elétricos até 2025 e, desta vez, são os pessoenses que vão acompanhar de perto essa evolução. No dia 30 de março, a companhia oficializa a chegada de 6 caminhões elétricos a João Pessoa para atender as suas operações locais. Os modelos são 100% elétricos, com zero emissão de poluentes.

“Esse movimento é parte de um plano maior. Até 2025, teremos 100% da nossa eletricidade advinda de fontes renováveis e vamos reduzir em 25% as emissões de carbono em toda a cadeia de valor. Em 2040, zeraremos as nossas emissões de carbono. Ter veículos elétricos operando em João Pessoa é parte fundamental do plano”, afirma Lucas Baggi, Gerente de Relações Institucionais da Ambev.

Para cumprir suas metas de sustentabilidade logística, a companhia tem realizado diversas parcerias. Além de lançar o e-Delivery – primeiro caminhão elétrico da América Latina – junto com a Volkswagen, a Ambev também acordou a compra de mais de 1.000 veículos elétricos com a Startup FNM e a montadora Agrale. A parceria mais recente foi com a JAC Motors para aquisição dos caminhões elétricos no modelo iEV1200T.

Para atender essa realidade, todos os Centros de Distribuição da Ambev que receberem os caminhões elétricos também contarão com ‘PitStops de Carga’, estruturas desenvolvidas como bases para recarga que utilizam energia limpa.

Como a Ambev vai zerar as emissões de carbono de fornecedores até 2040

Para zerar as emissões líquidas de carbono próprias e de terceiros até 2040, a fabricante de bebidas Ambev busca influenciar todo o ecossistema ao incentivar e ajudar os fornecedores a cumprirem a meta. Para isto, foi formado o Compromisso pela Ação Climática.

Atualmente, 160 parceiros assinaram o acordo. Entre eles, estão os 16 dos maiores fornecedores da Ambev, como a Cooperativa Agraria, Valgroup, Vivo, WestRock, Concordia Logística, Ingredion e Ecolab, que juntos representam 50% dos fornecedores em volume de compras.

“Esse é um compromisso coletivo e colaborativo. Vamos apoiar todos os parceiros, incluindo aqueles que ainda não entraram na aliança e não amadureceram sua jornada de descarbonização, e ajudá-los a fortalecer suas políticas ambientais, o que vai dar novas perspectivas aos negócios. Serão treinamentos, consultorias e encontros frequentes com o nosso time para que possam avançar e fazer parte da aliança”, comenta Rodrigo Figueiredo, Vice-Presidente de Sustentabilidade e Suprimentos.

Segundo o executivo, a Ambev tem avançado em sua ambição de reduzir em 25% as emissões de carbono da cadeia de valor nos próximos dois anos e, até 2040, zerar emissões próprias e de terceiros.

Frota de caminhões elétricos chegando às ruas, transformação de cervejarias e maltarias em carbono neutro, além de 100% das unidades operando com energia renovável e pontos de vendas recebendo energia limpa são alguns exemplos de projetos em andamento.

Para aderir ao movimento, as empresas parceiras podem encontrar mais informações no site da Ambev.