A Heineken vai se tornar a primeira multinacional a adquirir uma cervejaria em Taiwan. A companhia de origem holandesa anunciou ter chegado a um acordo com o Grupo Sanyo Whisbih para comprar a Long Chuan Zuan Co. em Neipu, um município rural no sudoeste da ilha, próximo à cidade de Kaohsiung.
O acordo da Heineken com o grupo local já recebeu a aprovação da Comissão de Investimentos de Taiwan, que responde ao Ministério de Assuntos Econômicos. Porém, os termos do acordo de aquisição ainda não foram concluídos. Além disso, os detalhes financeiros da compra não foram divulgados.
Em Taiwan, a indústria da cerveja sofreu rígida regulamentação até 2002, quando o país ingressou na Organização Mundial do Comércio (OMC). Por lá, a principal marca de cerveja nacional é a Taiwan Beer, produzida pela estatal Taiwan Tobacco and Liquor Corporation, fabricante e distribuidora de bebidas alcoólicas e cigarros, tendo surgido na sequência do fim do monopólio estatal.
Em processo de aquisição pela Heineken, a Long Chuan é uma das marcas da Taiwan Tsing Beer Corporation, que faz parte do Sanyo Whisbih Group, sendo uma das principais concorrentes da Taiwan Beer no mercado local. E a aquisição pela multinacional holandesa deve acirrar a disputa pelo consumidor local. A Heineken está presente no mercado cervejeiro de Taiwan desde 1987, tendo aberto o seu primeiro escritório por lá em 2002, ano do fim do monopólio no setor. Hoje, a companhia possui seis escritórios no país e um faturamento de 6 bilhões de novos dólares taiwaneses (aproximadamente R$ 1,05 bilhão). De acordo com a Heineken, Taiwan é o seu segundo maior mercado de exportação, atrás apenas dos Estados Unidos. Por lá, as principais marcas do grupo são, além da própria Heineken, Tiger, Strongbow e Edelweiss.
Fonte: guiadacervejabr.com