Pesquisa quer conhecer quem são e como bebem os brasileiros 

O brasileiro é um apaixonado por cervejas. De acordo com o levantamento feito pela consultoria Euromonitor, só em 2021 foram consumidos 14,3 bilhões de litros da bebida no Brasil. Porém, em um país tão extenso geograficamente e com uma sociedade tão plural, não é simples dizer quem é esse consumidor de cerveja, quais rótulos, estilos e ocasiões de consumo são as suas preferências. Com a missão de levantar dados do comportamento desse público, trazer essas informações para a sociedade e colaborar com as tomadas de decisões dos profissionais que compõem o mercado cervejeiro, está no ar a 3ª edição da pesquisa Retrato dos consumidores de cervejas. As respostas podem ser enviadas até o dia 31 de agosto pelo link: https://bit.ly/3cVCp2K 

A pesquisa é uma iniciativa do podcast Surra de Lúpulo, produzido e apresentado por Ludmyla Almeida (a @IPAcondriaca) e Leandro Bulkool. Este ano, são apresentados dois questionários. Um, com dez perguntas, destinado ao público que consome apenas cervejas populares (como Brahma, Skol e Heineken), e outro para os que bebem, além dessas, as chamadas especiais.

Nos dois anos anteriores, foram registradas 1006 e 2023 respostas, respectivamente. A meta agora é ampliar o alcance da pesquisa e tornar o resultado ainda mais representativo. “Se desenhássemos o retrato que as respostas de 2021 nos entregaram, o consumidor de cervejas seria: um homem, heterossexual, branco, com ensino superior completo, morador do sudeste e que bebe tanto artesanais quanto cervejas comuns. Sabemos que o Brasil não é assim, o Brasil é gigante, por isso nós queremos ir muito além. Queremos aumentar a participação de todas as regiões do país e irmos mais para o interior, não ficando restritos às capitais”, explica Ludmyla Almeida, que é sommelière de cervejas formada pelo ICB. O resultado da pesquisa 2021 pode ser visto neste link.

Para Leandro Bulkool, o mercado cervejeiro carece desse tipo de informação, mais personalizada. “A indústria como um todo sofreu bastante nos dois últimos anos por conta da pandemia. Nossa pesquisa quer trazer dados que impactem diretamente a tomada de decisões de cervejarias com fábrica própria, brewpubs, cervejarias ciganas, bares, lojas especializadas e diversos outros agentes desse ecossistema. Se toda a cadeia estiver rodando bem, todos sairão ganhando, principalmente os consumidores”, resumiu Leandro, que é um designer apaixonado por cervejas e estudante de antropologia do consumo.

Além dos dois idealizadores, a pesquisa Retrato dos consumidores de cervejas 2022 tem em seu corpo técnico Lucas Fernandes, mestre em estatística pela UnB (2013) e sommelier de cervejas pelo Science of Beer (2022); Guilherme Oliveira, bacharel em sistemas de informação; e Roberto “Bob” Fonseca, jornalista, idealizador e realizador da pesquisa Melhores do Ano na Cerveja por 10 anos.

A pesquisa Retrato dos consumidores de cervejas 2022 conta com os seguintes apoios: MyTapp, Bier Held, Fermenta Pessoas e Lamas Brewshop.

SERVIÇO

Pesquisa – Retrato dos consumidores de cervejas 2022

Período: Até 31 de agosto de 2022

Site: https://bit.ly/3cVCp2K