Guia lança site sobre sustentabilidade no setor cervejeiro

O Guia da Cerveja abriu mais uma frente para ampliar a divulgação da cultura e conhecimento que envolvem o ecossistema cervejeiro ao lançar, nesta terça-feira (16), o seu terceiro site temático: o Sustentabilidade no Guia. A iniciativa tem o apoio do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) e representa mais um espaço para debates sobre a busca por um setor mais sustentável, com os conteúdos sendo produzidos pela equipe de reportagem do Guia.

Com o Sustentabilidade no Guia, esperamos agregar conteúdo, aprofundar e fomentar discussões, dando espaço para a divulgação do que está sendo feito pela indústria cervejeira envolvendo temáticas e ações sustentáveis, buscando apresentar avaliações aprofundadas, algo que vem sendo realizado no Guia desde a criação do site, em 2018.

Acesse o Sustentabilidade no Guia

As novidades e as tendências sobre sustentabilidade passam, assim, a contar com um canal exclusivo e dedicação especial da nossa equipe de reportagem. Mensalmente, o canal será abastecido com material relevante, produzido através de reportagens, artigos de especialistas e entrevistas em vídeo, também publicadas no YouTube, outra vertente da atuação do Guia, que já conta com sites especiais sobre ciência e lúpulo.

Ter um canal que aborde a sustentabilidade na indústria cervejeira está em consonância com a avaliação do Guia de que o desenvolvimento da indústria cervejeira – e de outras atividades – só pode acontecer se for alinhada com o respeito aos recursos naturais, sendo a chave para garantir a qualidade de vida e, em situações mais extremas, a sobrevivência do planeta.

Nas primeiras publicações do site Sustentabilidade no Guia abordamos, em reportagem especial, como a indústria cervejeira vem atuando para que o ecossistema cervejeiro adote ações mais sustentáveis, através de apoios e parcerias, com o intuito de que a cadeia de valor de Ambev e Grupo Heineken se torne carbono zero.

Em outra matéria, contamos como tem sido o processo de transição energética das indústrias componentes do Sindicerv para fontes renováveis, a partir de iniciativas que envolvem a geração de energia, produção, distribuição e fomento aos consumidores e ao varejo.

Em conteúdo disponibilizado em vídeo e texto, Fabio Ferreira, gerente jurídico do Sindicerv, detalha os planos e metas de sustentabilidade da indústria cervejeira, apontando que as companhias brasileiras são exemplos para o mundo nessa temática.

Finalmente, em artigo especial, Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining, avalia que o setor cervejeiro tem sido protagonista no combate às mudanças climáticas, ressaltando que a obtenção de resultados em busca de um mundo mais sustentável pode ser acelerada se ocorrer de modo colaborativo.