Dia da Árvore: como a indústria da cerveja contribui na conservação de florestas

Celebrado em 21 de setembro, o Dia da Árvore reforça a importância de conscientizar a sociedade sobre o a importância de se preservar os recursos naturais. Para a indústria da cerveja, a água é a principal matéria-prima e, por isso realiza inúmeras ações pautadas na redução do consumo e na conservação das bacias hidrográficas e florestas.

“Para aprimorarmos a nossa atuação nas localidades que sofrem de estresse hídrico, mapeamos e desenvolvemos projetos para o melhor acesso à água e sua preservação. Desenvolvemos trabalhos e parcerias com os usuários locais, comunidade, empresas, agricultores, organizações não governamentais, setor público e privado”, afirma o superintendente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – SINDICERV, Luiz Nicolaewsky.

Nesse sentido, a Ambev conta com o programa Bacias & Florestas. A iniciativa faz parte da Plataforma Água, e tem como objetivo atuar na restauração e na conservação das florestas, solos e matas ciliares em áreas prioritárias para recarga de mananciais e preservação da qualidade e disponibilidade de água em bacias hidrográficas em situação de alto estresse hídrico.

Uma das principais linhas de ação do Programa é o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos produtores rurais. O objetivo é oferecer incentivo econômico aos produtores que se comprometem com práticas de recuperação florestal e conservação nas suas propriedades. Além disso, o Bacias & Florestas assegura recurso, para financiar de maneira integral, todas as medidas de conservação necessárias à adequação ambiental da propriedade para que ela esteja apta a participar do projeto. Em 11 anos, o programa apoiou a conservação de mais de 10.000 hectares e a restauração de mais de 740 hectares de florestas e matas ciliares.

Já o Grupo HEINEKEN mantém parceria com a SOS Mata Atlântica desde 2007, por meio do Centro de Experimentos Florestais, com iniciativas de educação ambiental, pesquisas e capacitação técnica para professores, no município de Itu.  Já foram plantadas mais de 720 mil árvores em 386 hectares e 79.000 m³ de benefício hídrico.

 Em 2021, o Grupo Heineken  realizou ainda um diagnóstico na região de Pacatuba, no Ceará, que viabilizou uma parceria de seis anos com a Fundación Avina, em um projeto que engloba restauração e conservação florestal, saneamento básico para comunidades agrícolas, implantação de sistemas florestais e agropastoris e oferta de água em cisternas, além de suporte técnico e treinamento para que a comunidade local.

“Com iniciativas como essas, as associadas estão contribuindo para um futuro cada vez mais verde, com a recuperação, com a recuperação e manutenção de diferentes biomas e bacias hidrográficas em diversas regiões do Brasil”, finaliza o superintendente.

Cerveja Dortmunder: equilíbrio entre o malte e lúpulo

Originária da região industrial de Dortmund, na Alemanha, a cerveja Dortmunder produzida em 1870, se tornou muito popular após a Segunda Guerra Mundial. A bebida que tem como característica principal o equilíbrio e suavidade entre malte e lúpulo (entre o adocicado e o amargo) foi criada em resposta a cerveja Pilsen clara bastante consumidas na época.

“O aroma marcante de malte e lúpulo em segundo plano torna a Dortmunder bastante especial. De corpo médio, cor amarela e dourada, produz uma espuma branca e consistente, ou seja, muito boa para quem gosta de um colarinho no copo na hora de beber”, recomenda o superintendente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – Sindicerv, Luiz Nicolaewsky.

Sobre o Sindicerv  

O Sindicato Nacional da Industria da Cerveja é a entidade que representa as empresas responsáveis por cerca de 80% da produção de cerveja no Brasil. Atua continuamente para o debate de regulamentos, leis, normas, políticas públicas e práticas que contribuam com o desenvolvimento da indústria e suas respectivas cadeias produtivas. 

Dia de Responsa: Ambev lança campanha pelo consumo moderado

Hoje é o “Dia de Responsa”, uma das mais tradicionais e importantes datas da Ambev, associada do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), que celebra o compromisso diário da companhia entre colaboradores, clientes, parceiros e consumidores, sobre a importância do consumo responsável de bebidas alcoólicas no Brasil.

Nesta 14ª edição, companhia também lançou a campanha #Dáumasegurada, em que reforça a importância de se manter hidratado, alimentado e acompanhado, durante o consumo de bebidas alcóolicas.

“Sabemos do nosso papel na sociedade para mudar e quebrar comportamentos que fujam do equilíbrio e moderação. Consumo moderado tem sido nosso mantra há mais de 20 anos. conta Rodrigo Moccia, diretor de Relações Corporativas da Ambev e diretor-Secretário do Sindicerv.

Em 2020, a empresa assumiu um compromisso de impactar até 2,5 milhões de pessoas em dois anos em programas de conscientização sobre o consumo excessivo do álcool.

Ações no Dia de Responsa

Após dois anos de pandemia, o “Dia de Responsa” terá ações presenciais com o primeiro Festival de Moderação da Ambev, durante umas das principais festas de peão na região de Jaguariúna, em São Paulo, nesta sexta-feira (16).

No sábado (17), a partir das 9h, a Ambev leva o festival para o Parque Ibirapuera, em São Paulo e para o Quiosque Michelob Ultra, no Rio de Janeiro, com aula funcional com profissional de Educação Física, além de exercícios de descompressão.    

Ambev lança novo programa de trainee e selecionados terão experiência fora do País

Em uma nova edição e ainda mais conectado com a estratégia de negócio. Assim será o Programa de Trainee 2023 da Ambev que está com as inscrições abertas. Nesse ano, além do treinamento dentro das cervejarias e centros de distribuição, os participantes terão oportunidade de vivenciar uma experiência profissional única, fora do país.

“O nosso Programa de Trainee está ainda mais alinhado à evolução cultural da companhia e às estratégias de negócio, além de estar focado no desenvolvimento e preparação dos participantes para que eles possam assumir grandes desafios e criar o futuro junto com a gente. Durante o programa, eles realizarão um projeto em outro país para que consigam ter uma experiência profissional enriquecedora fora do Brasil. Não é preciso saber falar inglês e vamos oferecer todas as condições e suporte para que eles cresçam e inovem fora de casa, incentivando que sempre deem o melhor de si e se superem”, ressalta Marina Cury, Head de Atração de Talentos da Ambev.

A Ambev está em busca de pessoas apaixonadas por inovação, que sonham grande, valorizam a diversidade, tenham perfil colaborativo, sejam curiosas e queiram construir um futuro com mais razões para brindar. Além do Trainee, também estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio da Ambev – Estágio Regular e o Representa, voltado exclusivamente para pessoas pretas. Serão ofertadas vagas para diferentes áreas de atuação nas unidades da Ambev de todo o País e os candidatos terão acesso a Cidade Ambev, uma plataforma imersiva no metaverso.

Processo seletivo

No Programa de Estágio e no Estágio Representa, os candidatos não são avaliados por idade, gênero e formação acadêmica, além disso os testes de lógica também foram substituídos por games inovadores e interativos. Ao todo, são 4 etapas: Inscrição, Game Além dos Rótulos, #AmbevMeContrata e Desafio #Estags. Já para o Programa de Trainee são 5 etapas: Inscrição, Etapa de Testes, Entrevista Online, Desafio Ambever e Painel Final.

As inscrições para os programas já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 20 de setembro. Os interessados podem saber mais dos programas pelo link: https://www.ambev.com.br/carreiras/nossos-programas/. Para o Programa de Estágio, o único pré-requisito é ter previsão de conclusão de curso universitário entre Dezembro de 2023 a Dezembro de 2024, e a Ambev não exige teste de inglês dos candidatos. No Trainee o pré-requisito é ter previsão de conclusão de curso universitário entre Dezembro de 2019 e Dezembro de 2022.

Metaverso

A era do metaverso já é realidade no recrutamento da Ambev e, a cada edição, a companhia vem investindo em tecnologia para deixar a inovação mais robusta e sólida em seus resultados, mostrando como a gamificação é uma ótima ferramenta em processos de recrutamento e seleção.

No metaverso Ambev, logo após a inscrição, os candidatos podem criar o seu próprio avatar (representação da imagem dos jogadores dentro de um game ou plataforma) com mais de 20 milhões de possibilidades de customização com diferentes tipos de cabelo, roupas, acessórios e tons de pele. Além disso, é possível falar com NPCs (personagem não jogável) que representam os colaboradores Ambev.

Uma novidade dessa edição é que os participantes do Programa de Estágio também poderão interagir com a Cidade Ambev, onde eles terão a oportunidade de participar de jogos que serão realizados em um estádio. 

“Estamos cada vez mais investindo em tecnologia e metodologias para deixar os nossos processos mais atrativos e inclusivos. Nosso principal foco é encontrar pessoas que estejam alinhadas com nosso propósito de criar um futuro com mais razões para brindar. O nosso programa de estágio é uma ótima oportunidade para os estudantes possam conhecer mais da cultura da Ambev e estejam preparados para assumir diversos desafios”, afirma Carmella Martinelli, Gerente Nacional de Atração de Talentos. A Ambev foi pioneira no metaverso desenvolvido pela PushStart, empresa responsável por criar ambientes digitais para diversas companhias no país.

Fonte: https://www.correio24horas.com.br

CBLOL: Heineken 0.0 apresenta show do intervalo na final do campeonato

A Heineken 0.0 apresentou o primeiro show do intervalo da história do cenário competitivo de League of Legends, durante a final de um dos maiores campeonatos de esportes eletrônicos do país, o CBLoL (Campeonato Brasileiro de League of Legends), diretamente do Ginásio do Ibirapuera.

Com público de 10 mil pessoas, apresentação teve um palco de 360 graus e com shows da dupla de DJs Cat Dealers e do grupo de hip hop Haikaiss, além de convidados que colaboraram para a história do jogo e do campeonato em uma homenagem especial aos dez anos da chegada de LoL no Brasil.

Durante o intervalo da final, todas as luzes do ginásio se apagaram, deixando apenas o logo do CBLoL iluminado no palco e após uma contagem regressiva anunciada pela Heineken 0.0, a dupla Cat Dealers foi revelada. Os artistas tocaram grandes sucessos da cultura pop e, com uma mudança de ritmo, os integrantes do Haikaiss caminharam em direção ao palco, juntando-se aos DJs.

Os artistas se apresentaram juntos e cantaram algumas rimas em homenagem ao League of Legends. Enquanto isso, influenciadores importantes para a história do campeonato no país subiram no palco, como Thaiga (@loud_thaiga), Rakin (@rakinliquid), Henrytado (@henrytado) e Kami (@painkami), fazendo do momento uma grande festa. O grande destaque ficou para a performance de Pedro Qualy, do próprio Haikaiss, que tem forte ligação com o cenário de LoL, produziu música com brTT e já participou da cerimônia de abertura do CBLoL 2020.

Como patrocinadora, a Heineken 0.0 une o DNA pioneiro e aspiracional da marca com o universo dos games. A idealização do halftime show foi um passo importante para estreitar a relação com os jogadores e fãs, mostrando que é possível consumir de forma responsável e celebrar momentos importantes. Confira:

O evento teve co-criação e produção das agências Red Door e 3C, o evento também foi transmitido pelos canais do CBLoL na Twitch e Youtube, e na TV, no canal sportv4. Desta forma, mesmo aqueles que não compareceram puderam sentir a energia e celebrar em cada momento do show e da final.

“Com a ação inédita do halftime show, apresentado pela Heineken 0.0, a cervejaria se destaca ainda mais no universo dos games, criando experiências e oportunidades para competidores e consumidores. Estamos felizes em participar da comunidade, nos juntar aos players de League of Legends e espectadores do CBLoL, e celebrar momentos importantes ao lado deles”, comenta Eduardo Picarelli, diretor da Business Unit da Heineken no Brasil.

O acordo de dois anos com a Riot Games Brasil é inédito para a Heineken 0.0, sendo também um marco em escala global, pois é a primeira vez que a marca se conecta diretamente com o território desta comunidade no mundo. O Brasil possui um dos públicos mais engajados com os Esports e o CBLoL é um dos campeonatos mais icônicos do cenário competitivo brasileiro. Além disso, internacionalmente, a torcida brasileira continua sendo uma das mais vocais: durante o Mundial de LoL de 2021, foi registrada uma média de 170 mil espectadores brasileiros simultâneos assistindo aos jogos da RED Canids Kalunga, e mais de 250 mil espectadores assistindo às finais do campeonato.

Outdoors da Heineken com energia verde gelam cerveja no Rock in Rio

A Heineken, que utiliza 100% de energia verde em todo seu processo de produção, tem como meta leva-la a 50% dos bares e restaurantes parceiros de 19 capitais brasileiras até 2030, aproveitou o início do Rock in Rio 2022 para criar um outdoor que gela a cerveja com energia solar.

A empresa instalou painéis solares em um outdoor conectado ao Brewteco, famoso bar carioca, dizendo “Este outdoor está gelando sua Heineken. Cheers”. Criada pela agência Le Pub a ação reforça a campanha da Heineken, cujo objetivo é chamar a atenção para a utilização de fontes renováveis de energia. O projeto também visa destacar o Programa Heineken Energia Verde, destinado a facilitar o acesso à Energia Verde para consumidores de todo o país.

“Queremos aproveitar a grande movimentação no Rio de Janeiro nesses dias de festival para chamar a atenção para o nosso programa Heineken de Energia Verde. Os painéis que gelam a cerveja trazem uma conexão com o público de forma inovadora, convidando as pessoas para um diálogo importante de um jeito totalmente diferente”, elucida Eduardo Picarelli, diretor da Business Unit da marca da Heineken no Brasil.

A ação compõe também a plataforma de sustentabilidade e cultura da marca, GREEN YOUR CITY, com três pilares: cidades mais verdes, economia circular e consumo responsável. A Heineken passa a expandir a mensagem para toda a cadeia, incluindo os consumidores, tendo a energia verde como agente de transformação e mostrando que um futuro mais verde pode começar com pequenas ações dentro de casa. A jornada da empresa na construção de um mundo mais verde teve sua gênese com o anúncio da produção e envase das cervejas Heineken com energia 100% verde nas cervejarias de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP), e Ponta Grossa (PR), e até 2023 em Jacareí (SP). Ao facilitar o acesso à energia renovável, a marca incentiva os consumidores a repensarem as formas de consumo, incluindo o consumo de energia dentro de casa.

5 perguntas para Daniel Waks, da Ambev

Vice-presidente de marketing da Ambev, Daniel Wakswaser é um dos líderes da estratégia de reestruturação e transformação cultural do marketing no Brasil, promovendo processos para incentivar a criatividade e a inovação nas marcas. Na Ambev desde 2008, ele atuou em posições de liderança em diferentes áreas e negócios da empresa no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Nesta entrevista para a Fast Company Brasil ele fala sobre privilégio, altruísmo e porque devemos nos tornar “amadores”.

O que é inovação?

É quando a criatividade encontra a oportunidade. Para inovar, é preciso de ciência, arte e disciplina: (a) usar a ciência para ter um profundo conhecimento humano e clareza do problema; (b) explorar a arte da originalidade para enxergar além do óbvio, trazendo frescor a uma observação – o que chamamos de insight; e (c) ter muita disciplina para testar, aprender, revisar e seguir sempre em beta. Até porque, inovação é mais verbo que substantivo.

O que o conceito de sustentabilidade representa para você?

Sustentabilidade tem a ver com o ato de “sustentar”, ou seja, requer equilíbrio. Equilíbrio entre ação e reação, entre tirar e colocar, entre futuro e presente. Pensar e agir de maneira sustentável é contrariar nosso instinto humano curto-prazista e pensar nas consequências para as próximas gerações. No fim, a sustentabilidade é uma série de atos de altruísmo.

O que é qualidade de vida para você?

Trazendo este conceito mais para a esfera da vida profissional, acho que qualidade de vida passa por se tornar um “amador”. Embora a gente acredite que o Brasil não é para amadores, essa palavra vem de amar, ou seja, fazer algo não por obrigação, mas por prazer. Quando o seu ofício e a sua zona de prazer se encontram, acredito que é mais fácil ter mais qualidade de vida.

Qual a habilidade mais importante para exercer a liderança nos dias de hoje?

Humildade, curiosidade e empatia. Os melhores líderes com quem já trabalhei ouviam mais do que falavam, sabiam se colocar no lugar dos outros e tinham um apetite insaciável por aprender. Numa sociedade com questões tão complexas, e que evolui tão rápido, liderar requer, mais do que nunca, de que tenhamos uma mente de principiante.

Qual o melhor conselho que já recebeu na vida?

“Trate os outros não como você gostaria de ser tratado, mas como eles gostariam de ser tratados”. Que os que possam usar seu privilégio para ajudar os outros o façam e, assim, melhoremos nossa sociedade.

Ambev é campeã do Valor 1000 em Alimentos e Bebidas e ressalta nova visão dos negócios

Ambev se destacou com mérito no setor de Alimentos e Bebidas. Foi a campeã do grupo, de acordo com a soma da pontuação alcançada nos seis critérios analisados pelo Valor 1000. O desempenho foi alicerçado principalmente na margem de 30,7% de Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos depreciação e amortização), quesito em que despontou em primeiro lugar entre as concorrentes do setor.

Em alavancagem financeira (dívida financeira líquida sobre Ebitda), ficou em quarto lugar, com -0,69 ponto, e na cobertura de juros (Ebitda sobre despesas financeiras) somou 4,12 pontos, ficando em sétima posição entre os dez melhores grupos do segmento. Na listagem das mil maiores de 2021, a Ambev ficou na 14ª posição, com receita de R$ 72,85 bilhões, um crescimento de 24,8% em relação a 2020. Na comparação com as demais empresas do setor, trata-se da terceira maior receita, depois da JBS, com R$ 350,69 bilhões, e da Marfrig, com R$ 85,38 bilhões.

“Temos investido em uma atuação em plataforma, que une inovação, tecnologia, dados e logística, para oferecer produtos que atendem a diferentes paladares e momentos de consumo das pessoas, sempre com qualidade, criatividade e inovação”, diz Lucas Lira, vice-presidente financeiro, de relações com os investidores e serviços compartilhados da Ambev. Ele atribui bom desempenho da companhia a três fatores: consistência, transformação tecnológica e a mudança da visão de negócios para uma empresa de plataforma, e não mais apenas de bebida. “Estamos trazendo ao mercado uma consistência de resultados positivos ano após ano, com a recuperação do negócio desde a pandemia, após períodos desafiadores com maior restrição de deslocamento”, afirma.

Entre as iniciativas inovadoras da companhia que vêm possibilitando o crescimento dos negócios está o Zé Delivery, serviço que assegura a entrega das bebidas em até uma hora depois da realização do pedido, com desconto por unidade retornável. Outro exemplo é o BEES, aplicativo que permite à rede parceira de bares e restaurantes comprar produtos da Ambev. As duas iniciativas, segundo Lira, ilustram a transformação tecnológica em curso na companhia e as apostas em soluções digitais que potencializam o negócio.

Segundo a empresa, o mercado está passando por uma importante transformação com o surgimento de novas marcas e novos estilos de bebidas para diferentes ocasiões de consumo. “A transformação da nossa visão para uma empresa de plataforma com diversos negócios, que conecta pessoas e o ecossistema, aumenta exponencialmente a possibilidade de fortalecimento de todos”, afirma o executivo.

Neste ano, o grupo se encaminha a passos largos para repetir o desempenho do ano passado. Pela primeira vez em sua história, alcançou a venda de mais de 40 milhões de hectolitros em um segundo trimestre. O recorde foi liderado pelo desempenho da Cerveja Brasil e da NAB Brasil (categoria de bebidas não alcoólicas). No período, o modelo comercial continuou impulsionando o desempenho de receita do grupo, com a recuperação contínua das ocasiões de consumo fora de casa, depois do arrefecimento da crise sanitária de 2020 e 2021

O volume de vendas cresceu 6,1% no consolidado, impulsionado principalmente pelo Brasil, onde a expansão da pré-imunização contra a covid-19 e o contínuo desenvolvimento de inovações resultaram em um crescimento de 8,5% no consumo de cerveja de marcas como Bohemia, Skol e Budweiser. O volume de NAB, categoria de bebidas não alcoólicas na Ambev, como o isotônico Marathon e o guaraná Antarctica, aumentou 16,2%, impulsionado pela distribuição alavancada pelo BEES.

O panorama econômico preocupa, mas não afasta o otimismo do grupo. “O cenário continua incerto, principalmente pela flutuação do câmbio, do aumento dos juros e do cenário político-econômico que temos neste ano no Brasil e em alguns outros países em que atuamos. Mas estamos confiantes na nossa estratégia para continuar entregando bons resultados, tanto em volume como na receita por hectolitro, Ebitda e demais indicadores”, afirma Lira.

O executivo também destaca a confiança do grupo nos seus times, na continuidade da excelência operacional dos últimos dois anos e na estratégia de atuação para o momento atual, de retomada dos bares e restaurantes, incluindo novos momentos de consumo no ano, como a Copa do Mundo no segundo semestre. “Vamos continuar trabalhando para tornar nossas marcas mais saudáveis, fortalecer cada vez mais nossa categoria de cerveja, que é uma das nossas prioridades, e conquistar ainda mais nossos clientes e consumidores, nos provocando constantemente em inovação e reforçando a nossa atuação como plataforma”, acrescenta o executivo.

A Ambev nasceu em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica. Mas a história começou muito antes, com duas cervejarias na década de 1880: a Companhia Antarctica Paulista e a Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia. Hoje, a Ambev faz parte da Anheuser-Busch Inbev, conhecida como AB Inbev, que nasceu da união entre a Ambev, a belga Interbrew e a Anheuser-Busch. O portfólio do grupo reúne mais de duzentas marcas de bebidas, com atuação em 19 países. No Brasil são 32 cervejarias e duas maltarias, além de cem centros de distribuição direta e seis de excelência, que empregam 35 mil pessoas. O cardápio de bebidas reúne 30 marcas.

Analistas de mercado avalizam o desempenho da Ambev para além dos resultados financeiros que determinaram a escolha do grupo como campeã do setor de Alimentos e Bebidas. “Tão importante quanto o viés de dados financeiros é a aproximação com o consumidor e os princípios de inovação nos modelos de negócio”, afirma Roberto Kanter, professor de MBAs da Fundação Getulio Vargas (FGV). “Os critérios financeiros são importantes, mas há um avanço da Ambev na consolidação de ações para distribuidores e colaboradores e iniciativas dirigidas à diversidade que também ajudam a consolidar a liderança da companha”, diz Fabio Mariano Borges, professor do curso de mestrado de comportamento do consumidor da ESPM.

O espírito de startup de inovação da Ambev agrada aos professores. A aproximação com o consumidor é considerada inédita. Nenhuma empresa tem tantos canais de conexão com aplicativos e oferta de serviços financeiros que vão além da venda de bebidas. Além disso, boa parte da distribuição da empresa não é feita mais por caminhões, mas, sim, por vans e carros elétricos, o que ajuda na pegada ambiental. “Comparado com outras marcas de bebidas, nenhuma conhece tanto o consumidor”, afirma Kanter. “Foi uma das primeiras empresas a apoiar a saúde mental dos funcionários com programas de promoção de ambientes mais híbridos e de segurança psicológica”, diz Mariano Borges.

Entre as ações da agenda ESG, a companhia anunciou em 2021 a primeira grande cervejaria carbono neutro do Brasil, a Cervejaria de Ponta Grossa (PR) e a maltaria de Passo Fundo (RS). As duas fábricas atingiram 90% de redução das emissões de CO2 – os 10% de emissões restantes foram neutralizados pela aquisição de créditos de carbono.

Fonte: https://valor.globo.com

Abertas as inscrições do 2º prêmio Lata + Bonita do Brasil

Começam nesta segunda-feira (05/09) as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil, promovido pela Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio) com o objetivo de estimular a criatividade de cervejarias, que, a cada ano, surpreendem e encantam consumidores com a beleza dos seus rótulos.

No Brasil, mais de 60% de toda a cerveja é envasada pela lata, embalagem mais reciclada do mundo, com ciclo de vida de apenas 60 dias – entre o consumo e a volta da embalagem já reciclada para as prateleiras – além de gerar renda para mais de 800 mil catadores.

“A 1ª edição do Prêmio buscou reconhecer o trabalho primoroso que vem sendo feito pelas cervejarias nacionais”, explica Cátilo Cândido, presidente executivo da Abralatas. “Para esta 2ª edição, e pelo que temos acompanhado ao longo do último ano, estamos apostando em rótulos ainda mais criativos”, comenta.

Podem concorrer ao Prêmio todas cervejarias proprietárias intelectuais e industriais do design de seus rótulos, operantes no mercado brasileiro. Além disso, o rótulo inscrito deve ter sido criado e produzido no Brasil, estar adequado às exigências do Ministério da Pecuária, Agricultura e Abastecimento (IN 65/2019) e ter circulado de 2020 até a data do término das inscrições ou 30/09.

A votação dos rótulos finalistas pelo público e a avaliação dos jurados vai de 19 de outubro a 20 de novembro. O anúncio dos ganhadores e a cerimônia de premiação estão previstas para dezembro deste ano. O Prêmio conta ainda com os importantes apoios da Abrabar (Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas), da Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal), da CervBrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja) e do Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja).

O Prêmio está divido em três categorias, de acordo com o tamanho das empresas:

– micro cervejarias: produção anual de até 2,5 milhões cerveja em lata;

– médias cervejarias: entre 2,5 milhões e 60 milhões de unidades/ano;

– grandes cervejarias: mais de 60 milhões unidades/ano.

Segundo a nova edição do Anuário da Cerveja, publicado recentemente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com dados de 2021, o número de cervejarias registradas e ativas no Brasil aumentou 12% em comparação com 2020. Com isso, o País alcançou um total de 1.549 cervejarias, com forte tendência de crescimento. Para se ter uma ideia, em 2011, o País contava com 129 cervejarias, o que comprova o salto deste segmento, com um crescimento superior a 1.000% nos últimos 10 anos.

1ª Edição da Lata + Bonita

Em 2021, mais de três mil pessoas votaram para escolher os rótulos de latas de cervejas mais bonitos. Dos mais de 150 rótulos inscritos, 26 finalistas foram também avaliados por júri técnico e os vencedores de cada categoria contaram com ampla divulgação por parte da Abralatas e puderam conhecer de perto os detalhes envolvidos na fabricação da latinha.

Na 1ª edição, a categoria micro cervejarias ficou com a APA PQP, da microcervejaria cigana Aqueles Caras. Entre as médias cervejarias, a gaúcha Salva Craft Bier levou todas as premiações. Já nas grandes, a Colorado levou as duas primeiras colocações. Em primeiro ficou a Appia e, em segundo, a Ribeirão Larger. Já o terceiro lugar foi para o rótulo da Cacildis, do Grupo Petrópolis.

Confira o cronograma da 2ª edição do Prêmio Lata + Bonita

05/09 a 05/10Inscrições das latas
8 a 17/10Seleção dos jurados  
19/10 a 13/11Votação do público (hotsite)  
11/11 a 20/11Votação dos jurados (rótulos físicos)  
Entre 29/11 e 09/12Noite de premiação

Abralatas

Fundada há 19 anos, a Abralatas é a voz da indústria de latas de alumínio para bebidas no Brasil, terceiro maior mercado mundial, principal embalagem para cerveja no País e recordista de reciclagem. A Associação trabalha pelo fortalecimento e desenvolvimento do Setor, sempre com responsabilidade socioambiental.

Ambev adota novo modelo de investir em empresas

Nos últimos tempos, sem alarde, a Ambev passou a investir de forma diferente em novos negócios. Deixou para trás as fusões e aquisições e aposta agora em parceria.

Topa ser minoritária em empresas. Sobretudo as que têm foco em soluções e serviços para consumidores, bares, restaurantes e pontos de venda. Já são mais de dez transações neste novo modelo.

A última delas, ocorrida em abril, foi a compra de uma participação na transportadora paulista Imediato, que passou a fazer a gestão dos novos centros de distribuição urbana da Ambev.

Fonte: https://oglobo.globo.com