Com apoio do Sindicerv, CNA lança Prêmio Brasil Artesanal de Cerveja

Inscrições estão abertas até 15 de setembro; confira regulamento e critérios de avaliação

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil abriu as inscrições para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 – Cerveja. O Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) é uma das entidades parceiras do concurso realizado pela CNA.

Os interessados podem se inscrever no site do Sistema CNA/Senar de 2 de agosto, Dia Internacional da Cerveja, até 15 de setembro.  Sebrae, Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), e Papo de Sommeliere também apoiam a CNA no concurso.

“O Brasil possui mais de 60 mil marcas de cerveja registradas no Ministério da Agricultura, número que mostra a enorme diversidade de sabores e texturas que marcam a produção nacional. Saudamos e apoiamos a iniciativa da CNA de premiar produtos artesanais que se destacam neste vasto cardápio à disposição dos apreciadores de cerveja”, afirma o presidente-executivo do Sindicerv, Márcio Maciel.

O edital do prêmio prevê duas categorias: Ale (alta fermentação) e Lager (baixa fermentação). Cada produtor de cerveja poderá inscrever dois rótulos, um em cada categoria, para participar da premiação.

REGULAMENTO – Ao se inscrever, o produtor deverá enviar, no mínimo quatro unidades do produto, embalado e rotulado, totalizando no mínimo dois mil mililitros de cerveja. As amostras devem ser entregues de forma própria ou por empresa transportadora na sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília (DF), entre os dias 16 e 27 de setembro.

De acordo com o regulamento, o concurso é voltado para o produtor com produção anual total de, no máximo, cinco milhões de litros, que tenha preenchido e assinado o Termo de Autodeclaração de volume de produção anual de cerveja.

Os produtores devem atender à legislação brasileira que estabelece a obrigatoriedade do registro, da padronização, classificação, inspeção da fiscalização da produção e do comércio da bebida.

AVALIAÇÃO – O concurso terá três etapas de avaliação. Na primeira, as amostras da cerveja serão analisadas sem identificação do produto por um júri técnico, que selecionará dez produtos, cinco de cada categoria.

A segunda fase de avaliação do concurso será feita por um júri popular. Nessa fase ocorrerá a degustação por consumidores finais, também sem identificação do produto. A última etapa será a avaliação das histórias dos produtores.

PONTUAÇÃO EXTRA

Para esta edição do concurso, está prevista um bônus de 10% sobre a pontuação final para os produtores de cerveja que cultivem lúpulo, cevada ou outro ingrediente essencial utilizado na fabricação de seus produtos, ou que ainda realizem turismo rural na sua propriedade ligado à atividade cervejeira.

Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA. O objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.

O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos, cafés especiais e mel.

(Com informações da CNA)