Associada ao Sindicerv vence prêmio de melhor cerveja do Brasil em concurso

Associada ao Sindicerv, a cervejaria Stannis recebeu a medalha de ouro Best of Show na 4ª Copa Cerveja Brasil, promovida pela Abracerva, a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal. O resultado foi recebido com festa pela cervejaria sediada em Jaraguá do Sul (SC).

A Alma Mater foi considerada a melhor do concurso pelo júri especializado Os resultados foram divulgados no último dia 6 na sede da Academia da Cerveja, em São Paulo. A competição é composta por cinco etapas regionais que classificaram 268 rótulos para a grande final nacional.

“Estamos construindo nossa história em um mercado extremamente profissional e competitivo como o Brasil, que abriga algumas das melhores e maiores cervejarias do mundo”, destaca Denis Torizani, CEO e sócio fundador da Stannis, que celebra a conquista de mais de 130 medalhas em competições nacionais e internacionais.

A campeã é uma bebida clara de fermentação mista, resultado de uma base de blond ale fermentada com levedura convencional e brettanomices que já havia recebido medalha de ouro em sua categoria da Etapa Sul do concurso.

Os rótulos que receberam medalha de ouro na etapa final ganharam inscrições para representar o Brasil na World Beer Cup, uma das mais prestigiadas competições do mundo, promovida nos Estados Unidos pela Brewers Association.

Ao longo de 2024, foram realizadas etapas regionais em Salvador (Nordeste), São Paulo (Sudeste), Brasília (Centro-Oeste), Belém (Norte) e Porto Alegre (Sul). Ao todo, 137 cervejarias de 89 cidades de 21 estados e do Distrito Federal inscreveram 1060 amostras que receberam avaliação técnica de 90 jurados.
(Com informações da Abracerva)

Livro que conta história da cerveja no Brasil é lançado e debatido em mesa redonda

Localizada em São Paulo, a Academia da Cerveja foi palco do lançamento de mais um livro que chega ao mercado editorial brasileiro que tem a bebida mais popular do país como protagonista. A obra faz um passeio pela história da bebida no Brasil e conta como ela contribuiu para cultura nacional.

Sob o comando da sommelière Bia Amorim, uma mesa redonda com a participação dos três autores permitiu ao público presente fazer perguntas, em um diálogo rico sobre a história da bebida no Brasil e conta como ela contribuiu para a cultura nacional. O evento teve o apoio do Sindicerv, que esteve presente à Academia da Cerveja na noite de sexta-feira (29).

“Cerveja, a mais popular bebida brasileira – Formação da cultura cervejeira nacional” é uma produção de três autores egressos do meio acadêmico com muitas pesquisas e publicações sobre cerveja – Eduardo Marcusso, Silvia Limberger e Sérgio Barra. A obra é editada pela LF Editorial.

São 4 capítulos que fazem um trajeto dos mais antigos registros da produção de cerveja em terras tupiniquins até os dias atuais com a grande diversidade de cervejas produzidas no país. Dentro desse caminho, a cerveja como cultura é abordada como parte da construção do povo brasileiro.

O primeiro capítulo apresenta a Trajetória Etílica Brasileira, um conceito que busca explicar como as bebidas alcoólicas foram importantes elementos constituintes do povo brasileiro em diferentes períodos da história.

No segundo capítulo é explorada a produção de cerveja no século XIX desde Dom João até a Proclamação da República, enquanto o terceiro já entra no século XX com a massificação da produção e do consumo de cerveja promovida pela grande expansão das cervejarias de baixa fermentação.

No quarto e último capítulo é abordada a construção da cultura cervejeira nacional com a disseminação do consumo de bebida entre as diferentes classes sociais, desde a formação dos Biergärten Tropicais, as associações da cerveja com o esporte e a abertura de equipamentos urbanos de lazer pelas grandes cidades, em especial São Paulo e Rio de Janeiro. Por fim, é mostrado como a cerveja esteve sempre muito ligada à música popular e à formação da boemia.

O livro estabelece um importante patamar na construção da história da cerveja no Brasil, com muitos dados, referências e interpretações que podem ser seguidas pelos amantes da cerveja. Com este lançamento, o mercado editorial brasileiro passa a ter uma obra que reúne as principais histórias da cerveja no Brasil de forma clara, didática e segura.