HEINEKEN

8 dicas para ser legal e apoiar o Motorista da Rodada

Como você pode ajudar o amigo que está dirigindo a ter uma noite agradável sem passar pela pressão para beber só uma cerveja

Os brasileiros são mestres em arranjar um jeitinho para beber e voltar para casa sem precisar pegar no volante. De acordo com um estudo da Heineken, 87% dos entrevistados decidem o “transporte alternativo” antes mesmo de botar o pé na rua.

O Motorista da Vez é a opção mais usada. Para quem não está familiarizado (ainda) com o conceito, é quando um dos colegas não bebe e fica responsável por entregar em segurança. O problema com essa alternativa é que a pressão dos amigos para consumir álcool ao chegar no destino é grande. Em 22% das vezes, “O Escolhido” acaba bebendo devido a pressão dos amigos.

Só que você não precisa contribuir com esta estatística. Uma série de atitudes podem ser tomadas para dar apoio a quem está dirigindo. Uma recompensa ou apenas uma mudança em sua postura pode contribuir para deixar a noite do Motorista da Vez mais divertida – e menos trabalhosa.

 1 – Pagar a comanda do Motorista da Vez

Entre refrigerante, água e petiscos, é bem provável que a consumação de quem não está bebendo seja menor. Então, que tal os amigos se reunirem para pagar a conta do Rei do Rolê? Lembre-se: se não fosse pelo colega, vocês teriam que arranjar algum transporte alternativo, e o custo poderia ser bem mais salgado.

 2 – Batata frita e outros petiscos na conta dos amigos

O Motorista da Vez não pode beber, mas a comida está liberada. Pagar porporções, como batata frita, provolone à milanesa e torresmo, podem contribuir com o sucesso da noite do amigo abstêmio. E mais: você ainda pode aproveitar para beliscar algumas das delícias. Até porque comer retarda a absorção de álcool e dá mais energia para você se divertir.

 3 – Incentivar a experimentar drinks sem álcool

Hoje muitos bares já possuem opções de Drinks deliciosos sem álcool e na ausência destes sempre há a opção de refrigerantes e sucos. Essas podem ser excelentes opções para o Motorista da Vez.. Incentivar o pedido de bebidas sem álcool não só vai contribuir com a sobriedade do amigo, mas deixará a saída mais divertida se todos se juntarem para encontrar a combinações inusitadas do menu.

 4 – Rateio para o estacionamento

Como o Motorista da Vez vai usar seu carro para levá-los até o destino e, depois, deixará cada um em sua respectiva casa, nada mais justo do que pagar o estacionamento. Combine um rateio com os outros colegas e dê o dinheiro antes de curtirem a noitada – nunca se sabe o estado que você voltará. Outra boa ideia é custear a gasolina. Principalmente em rolês longes.

 5 – Heineken cortesia no próximo rolê

Um gesto bem legal é garantir uma garrafa de Heineken ao Motorista da Vez na próxima saída. O mimo não só incentivará o amigo a se manter sóbrio no dia como também aumentará as expectativas para o encontro seguinte. Só não vá esquecer de pagar a promessa!

6 – Não ser o coleguinha que força a barra

Embora, segundo estudo da Heineken, 44% dos brasileiros acreditem que existe uma grande diferença entre dirigir após uma cerveja e várias copos, no Brasil, a tolerância para beber e dirigir é zero. Sendo assim, não seja aquela pessoa que incentiva só uma dose. Sua vida e dos outros passageiros pode correr perigo.

7 – Respeitar o amigo na hora de ir embora

O Motorista da Vez falou que está na hora de ir embora? Não seja aquele cara inconveniente que fica reclamando que ainda está muito cedo. Acompanhe o amigo sem resmungar. Lembre-se que seu dia também chegará – e não é nada legal ter que lidar com esse tipo de amigo bêbado.

8 – Organizar um rodízio para o Motorista da Vez

Se você sempre sai com o mesmo grupo de amigos, nada mais justo do que ter um cronograma de quem será o Motorista da Vez em cada rolê. Desse jeito, ninguém fica sobrecarregado na função. E ainda é uma boa ideia para que cada um se programe quando for sua vez e não seja pego de surpresa.

Para saber mais sobre o estudo da Heineken sobre bebida e direção, clique aqui.

QUANDO BEBER, NUNCA DIRIJA

Comente