Cervejaria catarinense Cozalinda é a décima filiada ao Sindicerv

Fundada em 2014 em Florianópolis (SC), a Cozalinda é a mais nova filiada ao Sindicerv, que passa a ter dez cervejarias no seu quadro de associados.

Referência nacional na produção de cervejas de fermentação selvagem e mista, a Cozalinda fabrica, de forma artesanal, cerca de 10 mil litros ao ano, utilizando ingredientes locais e fermentação em temperatura ambiente, mesmo com os desafios do clima subtropical brasileiro.

“É com grande satisfação que damos as boas-vindas à Cozalinda, uma cervejaria marcada por sua autenticidade e paixão pela cultura local”, diz o presidente-executivo do Sindicerv, Márcio Maciel.

Rótulos produzidos pela marca, como a “Praia do Meio”, já conquistaram premiações nacionais e internacionais. A Cozalinda tem uma pegada familiar, com forte ligação com a cultura e ingredientes regionais. Como cervejaria, tem como missão espalhar o “sabor de Floripa”, por meio de rótulos com identidade única.

A empresa também lidera ações nacionais como o Projeto Manipueira (cervejas com microrganismos selvagens da mandioca) e o Projeto Peabiru, de produção de malte de milho e chichas contemporâneas.

“O sindicato é uma importante ferramenta de relacionamento para assuntos nos quais convergem os interesses das cervejarias, independentemente do porte”, ressalta Diego Simão Rzatki, sócio da Cozalinda, ao destacar a importância de associação ao Sindicerv. “Outro papel de peso é que, como entidade setorial, o sindicato consegue se comunicar com outros segmentos, e desejamos ampliar a aproximação com setor de hospitalidade e gastronômico”, complementa Jayro Neto, também sócio da Cozalinda.

Agora a cervejaria catarinense se junta a Ambev, Heineken, Hocus Pocus, Louvada, Therezópolis, Colombina, Philipeia, Inbepa e Stannis no quadro de associadas ao Sindicerv. Juntas, essas cervejarias respondem por mais de 85% da produção da bebida no Brasil.