ANJELIKA GRETSKAIA VIA GETTY IMAGES

Como harmonizar cerveja: Um guia fácil para combinar com sua comida favorita

Sommeliere ensina como harmonizar diversas cerveja com qualquer comida, seja ela salgada ou doce.

Quando se trata de cerveja, o brasileiro é um especialista. Mas, será que você sabe harmonizar as cervejas com diferentes pratos?

Se você não está 100% confiante sobre seus conhecimentos, temos um guia fácil que se baseia em apenas três frentes, que podem ser seguidos sem erro.

beer sommeliere da Cervejaria Ambev, Carolina Loureiro, explica que, como a cerveja é versátil e rica em diversidade de ingredientes, aromas e texturas, a bebida pode ser harmonizados com pratos simples a sofisticados, sejam eles salgados ou doces.

“O ponto chave da harmonização é criar algo que antes não existia ali, mas com a combinação entre alimento e bebida, passa a existir”, explica a sommeliere. “Existem estilos [de cerveja] mais secos, encorpados, claros, escuros, frutados, condimentados, azedos, ácidos, amargos e até salgados”.

Segundo a especialista, o fundamental é encontrar o equilíbrio entre a cerveja e o prato, sem deixar que um se sobreponha ao outro ― e que alguns sabores sejam realçados.

“A harmonização se dá por três frentes: similaridade, corte e complementação”, resume. “Porém, para chegar a essa definição, é preciso compreender as características da cerveja”, explica Carolina.

Continue lendo em huffpostbrasil.com

Comente