Em live realizada nesta terça-feira (10), o presidente-executivo do Sindicerv, Márcio Maciel, destacou a oportunidade única proporcionada aos pequenos e médios produtores de cerveja pelo Prêmio CNA Brasil Artesanal.
O objetivo da iniciativa é valorizá-los, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor ao produto. O concurso vai premiar cervejas nas categorias Ale (alta fermentação) e Lager (baixa fermentação).
“Parabéns à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil por essa importante iniciativa. A CNA é uma potência, uma das maiores confederações do país, com grande capilaridade. O prêmio representa uma chance única ao produtor, permitindo que sua cerveja atinja um público mais amplo. É, portanto, uma oportunidade de ouro que precisa ser abraçada”, defendeu Márcio Maciel.
O prazo para inscrição está na reta final: vai até 15 de setembro. O prêmio é realizado pela CNA em parceria com o Sebrae, Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) e Papo de Sommeliere.
DADOS
O Brasil produz mais de 15 bilhões de litros de cerveja por ano, segundo dados do Anuário de Cerveja 2024, referente a 2023, do Ministério da Agricultura e Pecuária. São 1.847 estabelecimentos cervejeiros registrados no Brasil, sendo a maior parte em São Paulo, seguido por Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. O crescimento foi de 6,8% em relação ao observado em 2022.
São mais de 45 mil produtores registrados e mais de 60 mil marcas. “Isso mostra como o brasileiro está criativo, especialmente o pequeno produtor artesanal, que está inovando e trazendo mais sabores para o brasileiro”, destaca Márcio Maciel.
A live foi mediada por Eduarda Lee, assessora técnica da CNA. Além de Márcio Maciel, participaram também Juliana Behr, Diretora de Campeonato da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), e Bárbara Soares, Sommelière Consultora do Papo de Sommelière.
SOBRE O CONCURSO
Cada produtor poderá inscrever dois rótulos, um em cada categoria (Ale e Lager). A premiação é voltada para quem tem produção anual total de até cinco milhões de litros. Os participantes devem preencher e assinar o Termo de Autodeclaração de volume de produção anual de cerveja, e atender à legislação brasileira.
O Prêmio CNA Brasil Artesanal Cerveja será realizado em três etapas de avaliação. Na primeira, as amostras da bebida serão analisadas por um júri técnico, sem identificação do produto, e serão classificados os dez com as maiores notas, cinco de cada categoria. A segunda fase será feita por um júri popular e a última terá a avaliação das histórias dos produtores.
Está previsto um bônus de 10% sobre a pontuação final para os produtores de cerveja que cultivem cevada, lúpulo ou outro ingrediente essencial utilizado na fabricação, ou que ainda realizem na propriedade turismo rural ligado à atividade cervejeira.
Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.
SERVIÇO
Acesse o regulamento e faça a sua inscrição!