Quando se trata de cerveja, o brasileiro é um especialista. Mas, será que você sabe harmonizar as cervejas com diferentes pratos?
Se você não está 100% confiante sobre seus conhecimentos, temos um guia fácil que se baseia em apenas três frentes, que podem ser seguidos sem erro.
A beer sommeliere da Cervejaria Ambev, Carolina Loureiro, explica que, como a cerveja é versátil e rica em diversidade de ingredientes, aromas e texturas, a bebida pode ser harmonizados com pratos simples a sofisticados, sejam eles salgados ou doces.
“O ponto chave da harmonização é criar algo que antes não existia ali, mas com a combinação entre alimento e bebida, passa a existir”, explica a sommeliere. “Existem estilos [de cerveja] mais secos, encorpados, claros, escuros, frutados, condimentados, azedos, ácidos, amargos e até salgados”.
Segundo a especialista, o fundamental é encontrar o equilíbrio entre a cerveja e o prato, sem deixar que um se sobreponha ao outro ― e que alguns sabores sejam realçados.
“A harmonização se dá por três frentes: similaridade, corte e complementação”, resume. “Porém, para chegar a essa definição, é preciso compreender as características da cerveja”, explica Carolina.
Continue lendo em huffpostbrasil.com