“Sustentabilidade deixou de ser moda para virar necessidade das empresas”

Marcos Didonet, diretor do Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (foto: Fabio Lisi)

Geógrafo de formação e cineasta de carreira, Marcos Didonet acompanha há algum tempo discussões e ações concretas em prol da sustentabilidade, causa que ele escolheu abraçar em sua trajetória. Diretor do Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente e organizador de sete edições do Green Nation, um dos grandes eventos brasileiros para conscientização sobre o tema, ele acredita que houve avanços significativos em como se trata o assunto no país.

Para ele, é possível dizer que a sustentabilidade deixou de ser apenas um discurso, e entrou de vez na prática das companhias.

“Há dez anos, quando se tentava falar com as empresas, cada uma só queria saber do próprio negócio. Hoje, elas sabem da responsabilidades que possuem. A sustentabilidade deixou de ser uma moda bacana para se tornar uma necessidade das companhias”, diz Didonet.

Provas disso, diz ele, são atitudes como a da Ambev, que prometeu ter 100% de suas bebidas comercializadas em embalagens retornáveis ou feitas de material reciclado até 2025. A fabricante é uma das apoiadoras do evento, mas só foi aceita como tal por causa dos compromissos ambientais estabelecidos.

“Hoje, você nem é autorizado a exportar produtos se não tiver o ISO 14001 [normas de gestão ambiental]. E a consequência é que vemos o público geral indo mais atrás de artigos saudáveis para consumir”, diz Didonet, citando o selo que regulamenta sistemas de gestão ambiental dentro das empresas.

No Green Nation, que acontece no parque do Ibirapuera, em São Paulo, até 31 de março, várias ações são assinadas por grandes empresas que buscam se associar à sustentabilidade. Mas o que marca mesmo o evento são as experiências que ensinam a importância da preservação ambiental de forma imersiva e/ou tecnológica.

Leia mais em epocanegocios.globo.com

Cervejaria Ambev reduz em 50% de água para produzir cervejas

Cervejaria Ambev

Março de 2019 – A Cervejaria Ambev reduziu em 50% a quantidade de água usada na produção de suas cervejas, nas últimas duas décadas. O anúncio deste recorde histórico vem para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Os dados são de 2018 e mostram que a companhia terminou o ano usando 2,86 litros de água para fazer um litro de cerveja – uma diminuição de 2,7%, comparado com 2017, quando a média mensal foi de 2,94 litros.

“Nunca estamos satisfeitos quando o assunto é economia de água. Cuidamos dela como nosso bem mais precioso”, afirma Filipe Barolo, gerente de sustentabilidade da Cervejaria Ambev. Foi com essa atitude que a companhia, ao longo de duas décadas, poupou cerca de 18 trilhões de litros de água – o suficiente para abastecer a cidade de Florianópolis por mais de seis meses, ou o equivalente a mais de sete mil piscinas olímpicas.

Isso só foi possível graças à dedicação do time de cervejeiros da Cervejaria Ambev em todo o Brasil – a conscientização e a mobilização de cada um foram fundamentais. Uma equipe de especialistas da companhia criou uma série de procedimentos que deram origem ao Sistema de Gestão Ambiental da Cervejaria Ambev – utilizado em todas as unidades ao redor do País e atualizado constantemente. São diversas iniciativas, entre o uso de equipamentos de alta tecnologia, a criação de um sistema de reuso de água e exportação de efluentes tratados para empresas vizinhas. Uma das mais simples e eficientes é, por exemplo, o reuso da água de limpeza que, depois de ser usada para lavar garrafas, é reutilizada para higienizar caixas – sem qualquer contato com o processo produtivo da cerveja.

“Sabemos que esse resultado só foi possível graças ao engajamento de todas as pessoas dentro e fora da cervejaria. Preservar a água é uma tarefa maior, é um trabalho que deve ser construído em conjunto e, por isso mesmo, cada vitória deve também ser celebrada como uma conquista de todos”, continua Barolo. “A preservação da água faz parte do nosso sonho e queremos sonhar cada vez mais longe.”

A Cervejaria Ambev e a água

Água AmbevA Cervejaria Ambev possui uma ampla plataforma de sustentabilidade, cujo principal pilar é a água. A companhia conta com iniciativas variadas, que contemplam a preservação, reutilização e distribuição da água e têm como objetivo impactar diferentes públicos – interno, setor público, outras empresas e parceiros comerciais. Como parte dos esforços para reduzir o consumo de água nas cervejarias, a companhia conta com ações para reutilização de seus efluentes industriais – construindo, inclusive, parcerias com empresas e produtores que trabalham no entorno de suas unidades fabris.

Para ser bom para o meio ambiente, é necessário agir para fora dos muros da companhia. Por isso, a Cervejaria Ambev compartilha sua experiência e conhecimentos em eficiência hídrica por meio da plataforma online e gratuita SAVEh. Qualquer empresa pode acessar o site e realizar um diagnóstico, com plano de ação e acompanhamento de seus processos. Desde a criação do SAVEh, cerca de 160 empresas procuraram conhecer e adotar as estratégias da Cervejaria Ambev. O resultado foi um ganho médio de 18% em eficiência hídrica, entre 2017 e 2018, para quem participou do programa.

Outras iniciativas da companhia incluem projetos para preservação de bacias hidrográficas em regiões nas quais a escassez hídrica é crítica. O Projeto Bacias foi desenvolvido em parceria com as ONGs The Nature Conservancy (TNC) e WWF e já conta com áreas preservadas em Jaguariúna e Jundiaí (SP), Sete Lagoas (MG) e na Bacia do Rio Guandú (RJ). Todos são esforços conjuntos, com diversos atores do poder público, privado e da sociedade – uma vez que, sozinhos, seria impossível transformar o atual cenário da água no Brasil. A Cervejaria Ambev também faz parte da Coalizão Cidades pela Água, da ONG The Nature Conservancy (TNC), ampliar a segurança hídrica com soluções baseadas na natureza.

Por fim, para construir um trabalho em rede que engajasse também os consumidores, a Cervejaria Ambev lançou a Água AMA no final de 2017. O produto tem 100% de seu lucro doado para iniciativas que levam água potável a quem não tem acesso, no semiárido brasileiro – são cerca de 35 milhões de brasileiros que enfrentam esta situação diariamente. Em parceria com a Fundação Avina e organizações locais, a marca identifica comunidades rurais para a escavação de poços profundos, construção de cisternas e sistema de reuso da água em escolas, entre outras ações. Todo o processo é auditado pela KPMG.

Sobre a Cervejaria Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão. A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro. Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.

Fonte: tribunadoceara.uol.com.br

Evento exclusivo traz o beer sommelier da Heineken Brasil para Goiânia nesta terça-feira (26)

O beer sommelier da Heineken Brasil, Samuel Hoshino. Foto: Alan Moreira/divulgação.

Muito se tem falado sobre harmonização entre comida e bebidas e, de fato, a combinação adequada pode realçar sabores e potencializar os aromas e temperos de um prato. Porém, foge do senso comum que a cerveja pode integrar tão bem um espaço que é ocupado por outras bebidas como o vinho. E é com o objetivo de mostrar de forma prática a sinergia entre comida e cerveja de qualidade que o beer sommelier da Heineken Brasil, Samuel Hoshino, vem a Goiânia para um evento inédito ao público, o Jantar Harmonizado Eisenbahn e Baden Baden nesta terça-feira (26), às 19h. Seguindo o formato de um jantar de cinco etapas de degustação, o evento será realizado pelo restaurante Birras & Tapas Gastrobar. Os convites já estão à venda no valor de R$ 150.

A ação resultado da parceria entre o restaurante goiano e Heineken Brasil promete uma imersão gastronômica, onde as possibilidades de harmonizações serão explicadas pelo beer sommelier, Samuel Hoshino. O público além de entender mais sobre a técnica com as explicações do especialista, também irá degustar as entradas, pratos principais e sobremesa mais conhecidos e pedidos da casa. Ao trazer para a Capital este novo formato de experiência gastronômica, os organizadores reforçam o jantar como um espaço onde os convidados podem esclarecer suas dúvidas sobre harmonização, degustar pratos de renome do restaurante e acima de tudo se divertir.

Evento visa explorar possibilidades de harmonizações entre pratos e cervejas. Foto: Alan Moreira/divulgação.
Evento visa explorar possibilidades de harmonizações entre pratos e cervejas. Foto: Alan Moreira/divulgação.

Sobre o sommelier

Atuando como beer sommelier há mais de nove anos o paulista Samuel Hoshino é hoje um dos profissionais de referência em seu segmento. Formado pelo Instituto da Cerveja (ABS-SP), Hoshino já atuava na antiga Brasil Kirin desde 2010 (antes da compra da multinacional pela holandesa Heineken) e é o responsável pela harmonização e treinamento a respeito dos rótulos craft da companhia.

Pela primeira vez em um evento com a possibilidade de venda de ingressos ao público na Capital, Hoshino antecipa que os participantes do evento podem esperar sabor, diversão e principalmente um novo conceito sobre o que é harmonização. “Neste jantar iremos degustar cervejas com características bem variadas, desde rótulos mais leves e refrescantes até cervejas mais encorpadas e amargas. O objetivo é apresentar um modo diferente de consumo e mostrar como a variedade de estilos pode transformar nossa experiência cervejeira em algo inusitado” pontua Hoshino.

Cardápio

Composto por cinco etapas, a imersão gastronômica assinada chef Almindo Marques, terá pratos testados e aprovados pelo público cativo do Birras & Tapas Gastrobar como o irreverente ‘Orgasmo Frito’, pastel de Jamón que já foi mencionado inclusive em matéria do jornal O Popular. Todos os pratos do menu serão acompanhados por um rótulo de cerveja das marcas Eisenbahn ou Baden Baden para que sejam devidamente harmonizados, inclusive em associações que podem parecer inusitadas, como a combinação sobremesa com cerveja. O intuito desta imersão prática é mostrar ao público presente a versatilidade gustativa de uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros.

Convites

Os convites para o Jantar Harmonizado Eisenbahn e Baden Baden têm o valor de R$ 150 por pessoa e devem ser adquiridos com antecedência. Os apaixonados por gastronomia e cerveja que gostariam de adquirir seus convites devem entrar em contato com a equipe Birras & Tapas Gastrobar nos números (62) 99185-9621, (62) 98260-6444 ou (62) 99816-2707. O convite dá direito ao jantar completo e as vagas são limitadas.

O jantar inédito em Goiânia será nesta terça-feira (26), às 19h no Birras & Tapas Gastrobar, localizado na Av. Dep. Jamel Cecílio – Jardim Goiás. Os pratos, assim como as explicações do sommelier da Heineken Brasil, Samuel Hoshino, começarão pontualmente às 20h. Os clientes que chegarem às 19h terão a oportunidade de ter contato direto com o sommelier e tirar dúvidas e trocar experiências.

SERVIÇO

Jantar Harmonizado Eisenbahn e Baden Baden

Quando: terça-feira, 26 de março
Horário: 19h (com início da degustação às 20h)
Local: Birras & Tapas Gastrobar
Endereço: Av. Dep. Jamel Cecílio – Jardim Goiás, Goiânia – GO
Contato para Convites: (62) 99185-9621 / (62) 98260-6444 / (62) 99816-2707
Valor: R$ 150 (pagamento antecipado)

Cervejaria abre programa de trainee com salário inicial de R$ 6,4 mil

Cervejaria Ambev abre programa Trainee — Foto: Divulgação

A Cervejaria Ambev está com o programa trainee 2019 aberto. As vagas são para todo o Brasil, valem para qualquer área de formação universitária e o salário inicial é de R$ 6,4 mil.

As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de abril, pela internet. O período de treinamento é de quatro meses, em São Paulo e nas unidades operacionais da empresa. Durante a capacitação, os jovens transitam por diferentes áreas de cada setor da cervejaria.

Para fazer a inscrição é preciso:

  • estar formado há no máximo dois anos ou com previsão de formatura até julho de 2019;
  • ter conhecimento avançado em inglês;
  • ter disponibilidade de morar em qualquer estado.

As etapas do processo de seleção acontecem entre os meses de março e junho. Elas incluem testes online de inglês, perfil e raciocínio lógico, seguidos pela apresentação de uma análise de case e entrevistas, também online.

Os aprovados passam para as etapas presenciais. Nesta fase, será preciso realizar um painel de negócios onde os candidatos deverão desenvolver um case em equipe.

Depois disso, os selecionados serão entrevistados pelos vice-presidentes e pelo presidente da Cervejaria. Ao final, serão admitidos como funcionários.

De acordo com o Diretor de Gente e Gestão Daniel Spolaor, a Ambev não tem um número exato de vagas.

“A quantidade de aprovados varia a cada ano.”

Segundo Spolaor, a empresa procura “candidatos autênticos, curiosos, mão na massa, resilientes e que se identifiquem com a cultura de empreendedorismo, trabalho em equipes e inovação”.

Inscrições são feitas pela internet — Foto: Divulgação
Inscrições são feitas pela internet — Foto: Divulgação

Como se destacar nos processos trainees

Para o professor Francisco Antônio Coelho, do Departamento de Administração da Universidade de Brasília (UnB), a principal dica para se destacar em um processo de seleção é ser autêntico. Segundo o especialista, a maioria dos recrutadores procura profissionais “que não forjam uma imagem”.

Veja outras dicas:

Identificar o perfil da vaga

“Essa é a primeira coisa a ser feita”, explica Coelho. Isso ajuda os profissionais a perceberem as competências dos cargos almejados.

Pesquisar a empresa

Procurar o máximo de informações sobre a empresa que pretende ingressar é outra dica do especialista. Conhecer a missão, objetivos e cultura organizacional da empresa ajuda os candidatos na hora de fazer um processo seletivo.

Conhecer as etapas do processo seletivo

Conhecer e estudar cada etapa do processo seletivo é outro ponto importante na preparação, afirma Coelho.

Demonstrar competências emocionais e empreendedoras

Capacidades como empatia e saber se impor sem ser autoritário são bem vistas por recrutadores. Mas o professor Coelho lembra que o mais importante é não mentir e enfatizar as competências que se alinham aos valores e objetivos da empresa.

Com futuro certo

De acordo com o professor da UnB, 40% dos profissionais são contratados em até seis meses após terminar o período como trainee. As contratações são na maioria na mesma empresa do período trainee, diz Francisco Antônio Coelho.

“Sete de 10 trainees são contratados na mesma empresa.”

Outro aspecto de atenção é no período de formação universitária. Muitos recrutadores pedem indicações ou informações sobre os profissionais para os professores.

“Eu já recebi muitos pedidos de indicação e de empresas fora de Brasília, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Belém”, afirma Coelho.

Fonte: g1.globo.com/df

Recife Antigo recebe 1º Festival St Patricks Day

Evento acontece neste sábado, a partir das 16h, em frente à Praça do Arsenal. Foto: Divulgação

Inspirado na cultura irlandesa, o Bairro do Recife recebe neste sábado, a primeira edição do Festival Cervejeiro e Gastronômico St Patrick’s Day, evento em homenagem a São Patrício, famoso padroeiro da Irlanda, conhecido como o santo da sorte. Dedicada aos amantes da cerveja e do bom rock nacional e internacional, a festa gratuita acontece a partir das 16h, na Rua da Guia, em frente á Praça do Arsenal e traz na programação shows de Papa Ninfa, Tio Fred, Michelle Melo, além dos DJs Mozão, Claudinha Summer, Evandro Q?. A iniciativa é uma realização do Sinspire Cultural em parceria com a Heineken e a Secretaria de Turismo do Recife e tem o objetivo de entrar para o calendário oficial de festejos da capital pernambucana.

De acordo com a curadora do festival, Luciana Nunes, a proposta surge como uma nova opção de atrativo no Recife, voltada para espaços públicos e para a diversidade cultural. “O projeto surgiu com o objetivo ir além de um simples evento, mas, ser uma opção diversificada e acessível para o público. A missão é atrair os visitantes para celebrar a festa de San Patricks, de uma forma diferenciada que aproxime a população de novas culturas e ainda movimente o turismo no Recife Antigo, através de ações culturais”, disse.

Ainda segundo Luciana, um dos diferenciais do evento está ligado à multiplicidade de atrativos, montados especialmente para melhor entreter os visitantes. “Uma das nossas missões é alimentar o convívio saudável atrelado as outras culturas, criando novas experiências. O Sinspire chegou o intuito de ser um espaço cultural e também um realizador de projetos, que além de propagar a cultura pernambucana, abra outras portas para a população local e para os visitantes”, concluiu a curadora.

Além da invasão de tons verdes no Recife Antigo, o agito vai contar ainda com uma variedade de cervejas, chopps, pizzas e hambúrgueres, tudo a preços especiais. Para os que buscam mais conforto e estrutura, o Sinspire está preparando um espaço especial para a ocasião, com o intuito de incrementar a movimentação turística na região. O passaporte para curtir o festival na área diferenciada com itens como Lounge Heineken, espaço climatizado e banheiros, custa R$ 50, à venda na plataforma Sympla, e dá direito a três chopps e ainda brindes personalizados.

Solidariedade e diversão

Prezando pela temática da confraternização e levantando as bandeiras da fraternidade e da solidariedade, a iniciativa está realizando também uma campanha doação de alimentos. Os visintantes podem participar da ação contribuindo com um quilo de alimento não perecivel na entrada do Sinspire. Todo o material arrecadado no evento será doado para instituições de caridade, visando ajudar pessoas em situação de carência. Além desta ação, o festival vai ofertar aos presentes, uma série de atividades ligadas à diversão como pinturas de rosto, sorteios, brincadeiras e jogos na rua. A expectativa é receber cerca de 1.400 pessoas.

Serviço

1º Festival St Patricks Day
Quando: sábado, 23 de março
Onde: Sinspire, Praça do Arsenal
Quanto: Gratuito (rua), R$ 50 Louge Heineken
Informações: (81) 3366-9666

Fonte: diariodepernambuco.com.br

Ambev avança com crescimento de até 9% nas vendas de cerveja no Carnaval

As ações da Ambev (SA:ABEV3) operam com valorização de 1,67% a R$ 17,04, na manhã desta segunda-feira na bolsa paulista. O mercado reagiu bem à notícia de que o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) estima que as vendas de cerveja no Carnaval tiveram um crescimento de 5% a 9% na comparação com a mesma festa do ano passado.

Os números foram trazidos pelo Valor Econômico, com o Sindicerv estimando vendas de 1,3 bilhão de litros da bebida. De acordo com a entidade, que tem como principais representantes a Ambev e a Heineken, o forte calor foi um dos motores do crescimento.

A publicação também citou dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que apontam que as vendas de cerveja em bares e restaurantes cresceram 8% durante este Carnaval, em relação ao de 2018.

A estimativa é que as duas principais marcas do país tenham investindo R$ 100 milhões durante o Carnaval, patrocinando mais de 850 eventos, alcançando um púbico de 40 milhões de pessoas.

Para a Mirae Asset, a notícia é positiva para o setor como um todo. Em relação a Ambev, que tem tido uma performance mais fraca nos últimos trimestres, com queda nas vendas de refrigerantes e de cervejas, em virtude da maior concorrência e do aumento nas vendas de cervejas artesanais, o fato também é positivo. A recomendação segue Neutra para a ABEV3 e upside de 10,2%.

Fonte: investing.com

Setor cervejeiro tem melhor resultado de vendas no carnaval em 4 anos

As vendas da indústria cervejeira no Carnaval 2019 somaram aproximadamente 1,3 bilhão de litros, de acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), alcançado o melhor resultado para o período em quatro anos. O volume de vendas, acrescenta o sindicato em nota, representou quase 10% de toda a expectativa de comercialização de cerveja para o ano.

Segundo Luiz Nicolaewsky, superintendente executivo do Sindicerv, o carnaval “representa praticamente um mês adicional em vendas, com impacto positivo em toda a cadeia produtiva”.

Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontam crescimento de 8% nas vendas em bares e restaurantes durante os dias de Carnaval em relação ao ano passado.

Fonte: istoedinheiro.com.br

‘Disk-pileque’ ajudará foliões que não puderem dirigir, em Manaus

Fiscalizações itinerantes serão realizadas durante fim de semana de Carnaval — Foto: Divulgação/Detran-AM

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) terá três frentes de atuação durante o Carnaval de 2019. Segundo o órgão, serão o Disk-Pileque, operações da Lei Seca e abordagens educativas em eventos com o maior número de pessoas. O objetivo é conscientizar os condutores e garantir um feriado seguro na cidade. A programação iniciou na quinta-feira (28) e segue até 12h da Quarta-feira de Cinzas, no dia 6 de março.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) terá três frentes de atuação durante o Carnaval de 2019. Segundo o órgão, serão o Disk-pileque, operações da Lei Seca e abordagens educativas em eventos com o maior número de pessoas. O objetivo é conscientizar os condutores e garantir um feriado seguro na cidade. A programação iniciou na quinta-feira (28) e segue até 12h da Quarta-feira de Cinzas, no dia 6 de março.

As ações preventivas e de fiscalização foram implantadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, reforçou que o órgão estará presente em todas as Zonas da capital.

“É importante ressaltar que ninguém está proibido de curtir o carnaval, nós queremos que as leis de trânsito sejam respeitadas, além de lembrar ao condutor infrator que o Detran estará nas ruas. Isso é importante frisar. Nosso objetivo é evitar acidentes e chegar ao número de zero vítimas fatais durante o período carnavalesco. Isso nos dará a garantia de um trânsito melhor, mais seguro, evitando que esse problema deságue na saúde”, afirmou, por meio de nota.

Disk-pileque

O Detran vai disponibilizar, a partir das 17h desta sexta-feira (1), o serviço “Disk-pileque – 99438-6107”. Um sistema que vai resgatar o folião condutor impossibilitado de dirigir. O serviço seguirá até às 12h do dia 6 de março e poderá ser acionado por amigos e proprietários de bares. As viaturas estarão em pontos estratégicos da cidade para atender às chamadas do Disk-pileque. O serviço também funcionará através do WhatsApp.

A ação é realizada em parceria com a Associação dos Condutores de Ambulância do Estado do Amazonas (Amcaam), e tem como objetivo reduzir os índices de acidentes de trânsito.

Educação

A Gerência de Educação para o Trânsito do Detran-AM atuará no Sambódromo durante o desfile das escolas de samba, além de bandas como Bloco das Piranhas, Bloco do Caldeira e Galo de Manaus. O objetivo é orientar foliões para as consequências de dirigir sob o efeito de álcool, além de outras informações.

Lei Seca

Mais de 70 agentes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) realização operações da Lei Seca em todas as zonas da cidade. A fiscalização será reforçada no entorno dos principais blocos e bandas, além do entorno do Sambódromo.

Além da infração gravíssima, no valor de R$ 2,9 mil, o condutor que for flagrado dirigindo sob o efeito de álcool também terá a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida e terá o direito de dirigir suspendo por um ano.

O condutor que se recusar a fazer o teste sofre as mesmas penalidades do motorista que fizer o teste. No caso de um acidente, se houver vítima fatal, a prisão pode chegar até oito anos de reclusão.

Fonte: g1.globo.com

Reaproveitamento do lixo na Sapucaí

Garis da Comlurb vão contar com reforço de 95 catadores de cooperativas de reciclagem até terça-feira - FOTOS DE DIVULGAÇÃO

Para conscientizar os espectadores e reaproveitar o maior número de resíduos no Carnaval, o projeto ‘Do meu lixo cuido eu’ tem marcado presença na Sapucaí. Desde os ensaios técnicos, 95 catadores, em dois grupos, entram em cena nos intervalos de cada agremiação para recolher o lixo produzido pelo público na arquibancada. Os resíduos são levados direto para a cooperativa de reciclagem montada no Setor A do Sambódromo. Na Avenida, uma calculadora ambiental, com painel de LED, atualiza a todo instante quanto lixo foi recolhido e a quantidade de água, energia e alumínio economizada à medida que o projeto é executado.

Antes do início dos desfiles são disponibilizadas ao público, 50 mil sacolas com identificações de descarte de metais, plásticos, papéis, vidros e biodegradáveis. Elas são recolhidas nas arquibancadas elevadas para a esteira de reciclagem na hora, para otimizar o processo. Segundo Thaís Moraes, gerente de Comunicação e Comunidades da Ball Corporation, na América do Sul, empresa patrocinadora do projeto, o objetivo é aproveitar o momento do Carnaval para propor uma reflexão sobre o descarte correto de cada resíduo. “A separação de resíduos é responsabilidade de cada um de nós, como consumidores. Essa iniciativa ajuda a educar o folião, além de colocar luz sobre o importante papel dos catadores para a nossa sociedade”, explica.

A iniciativa, por meio do Movimento Vá de Lata, é inédita. Em apoio, a Comlurb cedeu 200 containers para armazenamento dos resíduos. Somente nos ensaios técnicos, o ‘Do meu lixo cuido eu’ recolheu 4,5 toneladas de lixo. A expectativa no início da campanha era alcançar 14 toneladas, mas a organização já admite que esse número será facilmente superado. A cooperativa de catadores seguirá na Sapucaí até terça-feira, depois retorna ao trabalho para o desfile das campeãs, no sábado.

LATINHAS campeãs

O Brasil é campeão mundial da reciclagem de latas de alumínios, “as divas do Carnaval”, segundo Moraes, com índice de 98% de embalagens reutilizadas após descarte. São necessários apenas 60 dias para uma lata jogada no lixo retornar à sociedade no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralata).

Tião Santos, ex-catador, ativista e coordenador de operação ‘Do meu lixo cuido eu’, se diz muito feliz com a oportunidade. “Já cansei de pegar saco de lixo de cozinha misturado com recicláveis. O que dificulta bastante o nosso trabalho. É gratificante ver que esse projeto, além de ser capaz de conscientizar uma quantidade grande de pessoas, também valoriza os profissionais envolvidos”, comenta.

Fonte: odia.ig.com.br

Cervejaria patrocina cerca de 370 atrações gratuitas no Carnaval 2019

Foto: Divulgação
Cerveja oficial do Carnaval de Salvador, a Skol se consagra como a preferida do povo baiano. Nesta edição, a cerveja também comemora 15 anos do Camarote Skol, que este ano foi batizado de Camarote Skol Puro Malte, em referência à principal inovação da marca neste verão, o lançamento da Skol Puro Malte. Além disso, o patrocínio da marca na folia ajudou a ampliar o apoio a artistas e o investimento colocará cerca de 170 atrações em trios e mais de 200 atrações em nove palcos da folia oficial.
A Skol se orgulha de estar presente na capital baiana, a única cidade brasileira indicada pelo The New York Times, o maior jornal do mundo, como “um dos melhores lugares para se conhecer em 2019”. Esta notícia se espalhou redondamente e todos os olhares se voltaram para a primeira capital do Brasil, na qual são esperadas mais de 4 milhões de pessoas, o maior público dos últimos 10 anos, o que fez com que esta temporada ficasse conhecida como “o verão da década”.

Apoios

Além do camarote, localizado no Clube Espanhol, a marca está presente em outros dois espaços, o Camarote Nana e o Planeta Band. A Skol está à frente ainda no apoio a quatro blocos, o Camaleão, Banana Coral, Nana e Vumbora. Isso sem contar nas transmissões do Band Folia e SBT Folia, que também são patrocinadas pela cerveja.
Ao todo, serão mais de 1.000 horas de música e mais de 700 apresentações nos circuitos oficiais, entre desfiles de entidades, trios e blocos. Grandes estrelas como Saulo, Leo Santana, Daniela Mercury, Psirico, Harmonia do Samba, Claudia Leitte, Major Lazer, Margareth Menezes, Fitdance e muitos tantos artistas levam, direta ou indiretamente, o patrocínio da Skol.
A Skol é cerveja oficial dos carnavais de rua de sete capitais: São Paulo, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Florianópolis, Olinda e Fortaleza.

Pré-carnaval

Antes de tudo isso, a Skol já vinha promovendo apoio a outras festas tradicionais da cidade como a Lavagem do Bonfim, Lavagem de Itapuã e Dia de Yemanjá, no Rio Vermelho, programações religiosas que abrem as portas do verão em Salvador. Em seguida, o pré-carnaval soteropolitano recebeu a presença da marca em mais de 40 festas, entre elas o Baile da Santinha, Bailinho de Quinta e Ensaios do Psirico e Timbalada.
“A atuação da marca vai além do mero patrocínio de festas e tem o objetivo de contribuir para elevar a imagem da cidade como uma das capitais culturais mais importantes do Brasil e do mundo, ajudando a erguer esta gigante folia popular, propagando o modo de viver soteropolitano, promovendo a geração de empregos e a circulação da economia”, afirma Harry Racz, gerente regional de marketing da Ambev.
Fonte: trbn.com.br